No Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado nesta segunda-feira (20), a Prefeitura do Rio divulgou um balanço celebrando os avanços da rede municipal da capital. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou redução na fila de espera para atendimentos odontológicos do Sistema de Regulação (Sisreg), com a realização de mais de cinco mil atendimentos em seis meses no Centro Carioca de Especialidades (CCE).
Segundo o município, os atendimentos odontológicos foram em diversas especialidades. Entre as filas com maior redução estão a do serviço de endodontia, que registrava 4.648 pessoas em setembro de 2022 e reduziu para 2.036 em março de 2023; a de cirurgias orais menores, que chegou a 4.725 solicitações em maio de 2021, caindo para 847 em março de 2023; e a de radiografias odontológicas, que tinha 7.838 pedidos em espera em setembro de 2022, passando em março deste ano para 1.793.
O CCE faz parte do Super Centro Carioca de Saúde, inaugurado em Benfica, na Zona Norte, com a promessa de ser o maior complexo de saúde pública da América Latina, com capacidade para 113 mil exames, consultas e procedimentos por mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A saúde bucal é crucial na manutenção da saúde integral e na qualidade de vida do cidadão. Eu, como cirurgião dentista, me sinto muito feliz por estarmos proporcionando esse avanço na oferta de serviços de odontologia para a população carioca. Estamos reduzindo as filas do Sisreg não só para as especialidades médicas, mas também para as odontológicas”, disse o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.
O município destaca, além disso, que uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. As doenças da boca têm relação direta com os hábitos do dia a dia, como a má alimentação, o fumo e o consumo de álcool.
A SMS informa que, para garantir os atendimentos odontológicos de qualidade, também comprou mais de 280 equipamentos para renovação das salas de saúde bucal na rede. Os insumos atendem as clínicas da família, os centros municipais de saúde, os centros de especialidades odontológicas, UPAs e hospitais gerais. Além disso, a pasta iniciou também a oferta de próteses dentárias nas unidades de Atenção Primária.
Ainda segundo a SMS, o CCE dispõe de consultórios modernos e equipamentos de ponta, radiografia digital, bomba a vácuo, bisturi digital, ultrassom e muitos outros equipamentos. Outra inovação é o uso de óxido nitroso em consultas e procedimentos em que é necessária sedação. O município explica que esse gás é uma alternativa para reduzir o “medo de dentista” que alguns pacientes têm, principalmente crianças e pessoas com necessidades especiais, pois reduz a ansiedade durante os procedimentos.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…