Capital

R$ 34 milhões: Rio tem inscrições abertas para editais audiovisuais

A RioFilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura da capital fluminense, está com inscrições abertas até 5 de agosto para os editais do Programa de Fomento Pró-Carioca Audiovisual 2024. O investimento para o setor neste ano será R$ 34 milhões. Para conhecer os editais e se inscrever basta acessar clicar aqui.

Os recursos serão divididos em: Produção de Longa-Metragem de Ficção e Animação (R$ 13.575.000,00); Edital de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Rio de Janeiro – Cash Rebate (R$ 8 milhões); Produção de Longa-Metragem ou Série Documental (R$ 3.600.000,00); Desenvolvimento de Projetos de longas-metragens e séries de Ficção, Animação e Documentário (R$ 1.800.000,00); Desenvolvimento e Produção de Jogos Eletrônicos (R$ 1.200.000,00); Produção de Curtas-Metragens e Webséries (R$ 1 milhão); Apoio a Ações Locais de Cineclubes (R$ 975 mil);  Apoio a Mostras e Festivais (R$ 2 milhões) e Apoio à Formação (R$ 330 mil). Estes dois últimos contarão com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Editais audiovisuais trazem mudanças neste ano

Um único edital foi criado para curta e webséries, com o objetivo de privilegiar propostas de experimentação, inovação e inclusão. Ele é voltado exclusivamente para empresas nível 1, sendo permitida a inscrição de MEIs na linha de Novos Realizadores.

Já o edital de Ações Locais, em 2024, é focado em Cineclubes, consolidando uma política dedicada ao território. A proposta é ampliar, impulsionar e fortalecer a rede de cineclubes, além de ser uma estratégia para investir na formação de público nas áreas de maior vulnerabilidade social.

O Edital de Cash Rebate (Edital de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Rio de Janeiro) irá investir R$ 8 milhões em produções (nacionais ou internacionais) que escolherem o Rio de Janeiro como cenário. Todos os recursos investidos por meio do Cash Rebate são geridos por produtoras cariocas, que operam como intervenientes nos contratos junto à RioFilme.

Mais de R$ 570 milhões movimentados na economia através dos editais audiovisuais

Os investimentos da Prefeitura no setor nos últimos três anos movimentaram mais de R$ 570 milhões na economia do município. Desde 2021, foram mais de R$ 139 milhões de investimentos por meio da RioFilme. A estimativa é que as ações de fomento atraíram potencialmente outros R$ 431 milhões para a cidade. Só na última edição, em 2023, foram 198 projetos contemplados, com um investimento de R$ 64 milhões.

Dados da RioFilme apontam que quase cinco mil postos de trabalho foram gerados na área técnica, e outros quase sete mil entre atores e figurantes. A empresa investiu também em mais de 70 cursos de formação profissional na área do audiovisual. 386 alunos foram qualificados e inseridos no mercado de trabalho.

Obras do Polo Cine Vídeo seguem em andamento

Outra ação de grande impacto para o crescimento do setor na cidade foi a licitação do Polo Cine Vídeo, em junho de 2022. A empresa vencedora foi a Quanta, uma das líderes de expertise no assunto no país. Foi firmada parceria público-privada com o município por meio da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar). Em contrapartida, o contrato estabelecido pela Prefeitura determina que a empresa invista R$ 92 milhões no espaço. Os investimentos estão transformando o Polo Cine Vídeo em um dos maiores complexos de estúdios da América Latina.

Segundo o cronograma de obras divulgado pela Quanta, estão previstas as inaugurações dos blocos 3 em setembro, 1 e 2 em dezembro e 4 em março. Serão 16 estúdios no polo com estrutura de ponta para receber produções de todos os tamanhos e gêneros, inclusive com recursos digitais de última geração.

Rio ultrapassou Paris no número de gravações

A partir de um esforço do município, incluindo as estratégias de fomento da RioFilme, em 2023, de acordo com a Rio Film Commission, o município ultrapassou Paris no número de diárias autorizadas.

O Rio autorizou 7.885 diárias de filmagem em 2023, o que significa que todos os dias do ano passado pelo menos 21 sets de gravação estavam trabalhando nas ruas, praias, parques e praças da cidade, levando o Rio para as telas do Brasil e do mundo. No mesmo período, a capital francesa autorizou 7.400 diárias de filmagem.


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