Esportes

Cariocão tem Maricá querendo fazer história e Fla de olho no tri

Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem vê sabor no Campeonato Carioca. A competição começa neste domingo com o confronto entre Flamengo e Portuguesa, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 18h. O jogo da 5ª rodada foi antecipado e abre o torneio por conta de datas em conflito com a Supercopa Rei do Brasil, que envolve o Flamengo.

A primeira rodada de fato será realizada na próxima quarta-feira (14), com continuidade na quinta-feira (15). A primeira fase, batizada de Taça Guanabara, reúne 12 times divididos em dois grupos. São seis rodadas com os clubes enfrentando adversários do outro grupo. No Grupo A tem Fluminense, Vasco, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Portuguesa e Bangu. Já no B constam Flamengo, Botafogo, Madureira, Maricá, Boavista e Nova Iguaçu.

As quartas de finais reunirão quatro times de cada grupo que se enfrentarão no sistema de confronto olímpico (1ºA x 4ºA) (2ªA x 3ºA) com definição em jogo único. Já a semifinal tem previsão de ter dois jogos para definir os finalistas. Os dois últimos colocados de cada grupo decidem entre si, em um quadrangular, e o último colocado será rebaixado para a Série A2.

Maricá ganha corpo e quer surpreender

No Campeonato Carioca de 2025, o Maricá estreou com uma campanha de recuperação e se segurou em um torneio desafiador para quem vinha da Série A2. Um ano após a chegada à elite, o caçulinha da competição, que nem completou dez anos de existência, confia na manutenção da comissão técnica de Reinaldo, ex-atacante do Flamengo, que vai para a quarta temporada no clube

“A expectativa é a melhor possível, já que estamos fazendo uma excelente pré-temporada em Niterói. Estou ansioso e ao mesmo tempo feliz com o plantel e com a chegada de novos jogadores para qualificar ainda mais o Maricá. Além disso, todo o trabalho feito aqui no clube tem o respaldo da diretoria que acredita no trabalho desempenhado por mim e pela comissão técnica. Esperamos mais uma vez fazer história no clube”, contou Reinaldo.

O Maricá sabe, no entanto, que terá pela frente um grande desafio para se manter na elite do futebol carioca, mas as datas apertadas com o Campeonato Brasileiro que começa em janeiro pode favorecer os times de menor investimento. Já o Maricá só pensa em competição nacional em abril, quando jogará a Série D.

Flamengo mira mais um tricampeonato

Junto a Zico, jogadores do rubro-negro levantam a taça em 2025. Crédito: Gilvan de Souza / Flamengo

Com seis competições para jogar no ano, em uma temporada apertada por conta da realização da Copa do Mundo, o Flamengo sabe que vai ter que conciliar o Carioca com o início do Campeonato Brasileiro e os dois torneios de jogo único (Supercopa e Recopa).

Mas engana-se quem pensa que há no ninho alguma ideia de deixar o Cariocão de lado. O time pode colocar em sua galeria mais um tricampeonato seguido e asfaltar o caminho para a obtenção de um tetracampeonato estadual, o que quebraria um tabu. O único tetracampeão carioca é o Botafogo, na década de 1930.

Cabe aos outros times grandes cariocas acabar com as pretensões do rubro-negro carioca e não faltam razões para os torcedores acreditarem nisso. o Fluminense terminou o ano em alta, com o time entrosado nas ideias do técnico Zubeldia e foi bem ao mercado, trazendo nomes importantes como Guilherme Arana. Já Botafogo, que trocou David Ancelotti pelo argentino Martín Anselmi, e Vasco confiam no histórico de boas atuações que os levaram, respectivamente, à fase de grupos da Libertadores e à final da Copa do Brasil.

Pequenos embolados em briga feia

Entre os pequenos há quem brigue para aproveitar algum escorregão dos grandes para se meter nas fases decisivas e quem vai se contentar em não ser rebaixado. Vindo da Série A2, o Bangu vai precisar de força para não brigar lá embaixo, em uma disputa que pode envolver o Maricá e até o Sampaio Corrêa, que apesar de um 2025 surpreendente, convive com menor investimento.

Vindo de um fim de temporada melancólica, com rebaixamento para a Série D do nacional, o Volta Redonda tem que virar a chave para manter a fama de “entrão” nas finais do Carioca. Há investimento para isso, mas é preciso foco e seriedade. Boavista, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa vão pelo mesmo caminho e podem surpreender com uma boa campanha ou mesmo figurar no quadrangular do rebaixamento.

Confira a primeira rodada do Campeonato Carioca

Fonte: Ferj


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

6 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

6 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

6 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

7 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

7 horas atrás

Silk Beach eleva a gastronomia em Búzios

Localizado na deslumbrante Praia Brava, o Silk Beach Club se consolida como um dos endereços…

3 dias atrás