Sapucaí: Porto da Pedra, Padre Miguel e São Clemente brigam pelo título da Série Ouro

Barbada na Sapucaí. As Escolas de Samba da Série Ouro, organizada pela LigaRJ, fizeram bonito na abertura do Carnaval da Marquês de Sapucaí, na noite de sexta-feira e de sábado. O grande destaque foi a Porto da Pedra, mas Unidos de Padre Miguel e São Clemente podem surpreender. A Estácio também se apresentou bem, mas cometeu algumas irregularidades. O Estandarte de Ouro ficou com a Porto da Pedra.

Dificilmente o título ficará com alguma escola que não seja as citadas acima. Dentre as 15 escolas que desfilaram na Série Ouro, somente uma sobe ao Grupo Especial. Duas caem para a Série Prata em 2024, que desfila na nova Intendente Magalhães.

Os destaques negativos das duas noites foram duas escolas que voltaram à Série Ouro em 2022. A União de Jacarepaguá, que voltou à Sapucaí depois de sete ano longe do sambódromo, mas apresentou sérias dificuldades de evolução e harmonia e a Arranco do Engenho de Dentro, que desfilou na Sapucaí dez anos depois e também apresentou graves problemas de evolução. O rebaixamento deve ficar entre as duas.

Porto da Pedra: dona do Estandarte de Ouro e grande candidata ao título

A Porto da Pedra é a grande favorita ao título da Série Ouro. Volta à elite está próxima Crédito: Alex Ferro | Riotur

A Porto da Pedra entrou na Sapucaí com pinta de campeã e não deixou a peteca cair. Em um grupo de desfiles sem muitos erros graves, mas sem brilho aparente, a escola de São Gonçalo vai vender caro a vaga. Seu desfile perfeito rendeu um Estandarte de Ouro e tem grandes chances de render o título da Série Ouro. A escola tem esperança de não morrer na praia como no ano passado.

O enredo “A invenção da Amazônia” fez uma viagem pelas histórias amazônicas por meio do imaginário de Julio Verne. Na passarela, a escola mostrou força em todos os quesitos e uma animada evolução. A resposta da arquibancada foram os gritos de “É campeã”.

As duas escolas que podem ameaçar a vaga da Porto da Pedra, mesmo que seja improvável, desfilaram na primeira noite, na sexta-feira. A Unidos de Padre Miguel fez um desfile com estética de muita qualidade e viu a arquibancada se empolgar com o samba, que já tinha sido elogiado no pré-carnaval.

O enredo “Baião de Mouros”, que contou a influência árabe, moura e e muçulmana no Nordeste Brasileiro foi impulsionado por mestre Dinho e Bruno Ribas. Da arquibancada, gritos de “campeã” deram esperança à volta ao Grupo Especial.

Após um desfile muito ruim em 2022, tido até como vergonhoso para o seu porte, que rendeu um justo rebaixamento, a São Clemente mostrou neste ano que quer voltar à elite do Carnaval. Com uma apresentação técnica e sem grandes percalços, se colocou na briga pelo título. O calcanhar no pé de aquiles pode ser na evolução.

Grupo Especial inicia desfiles neste domingo

As Escolas de Samba do Grupo Especial iniciam os desfiles neste domingo. No ano passado a Grande Rio foi campeã e brigará pelo bicampeonato, mas a tarefa não será fácil. Confira a ordem dos desfiles:

  • 22h – Império Serrano
  • Entre 23h e 23h10 – Grande Rio
  • Entre 00h a 00h20 – Mocidade de Padre Miguel
  • Entre 1h e 1h30 – Unidos da Tijuca
  • Entre 2h e 2h40 – Salgueiro
  • Entre 3h e 3h50 – Mangueira

Posts Recentes

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

12 horas atrás

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…

12 horas atrás

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

15 horas atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

17 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

3 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

3 dias atrás