Grupo Especial: Tijuca, Grande Rio, Império e Mangueira se destacam na 1ª noite

Por Leonardo Nogueira

“Ô abre-alas, que eu quero passar”. A primeira noite de desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí teve como destaques Mangueira, Unidos da Tijuca, Império Serrano e Grande Rio. Essas escolas se credenciaram a lutar ao menos por uma vaga no desfiles das campeãs. Já Mocidade Independente de Padre Miguel e Acadêmicos do Salgueiro apresentaram alguns problemas e devem ficar longe do título.

A Império Serrano, de volta ao Grupo Especial, e a Grande Rio, que briga pelo bicampeonato, abriram os desfiles da noite de domingo com homenagens a Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz, respectivamente. A Império Serrano levou Arlindo Cruz para participar da festa sentando em um trono. A escola buscou inspiração em composições cantadas ou criadas pelo do sambista para a produção de suas alas.

Em entrevista à revista Quem, o filho do cantor homenageado, Arlindinho, afirmou que o momento foi mágico e viu seu pai emocionado. “Império Serrano falar de um imperiano, como meu pai, é muito importante. Meu pai também se emocionou. Quando ele levantou a mãozinha, foi mágico”, disse o cantor.

Atual campeã, a Grande Rio carregou sua reverência por Zeca Pagodinho para a avenida. Com um desfile que tem como enredo a história do mestre, considerado por Beth Carvalho o rei do samba brasileiro, a agremiação trouxe em suas alas diversas crenças do sambista – como Oxum, Ogum, Cosme e Damião e São Jorge.

Um dos destaques mais comentados nas redes sociais, foi a atuação da rainha de bateria Paolla Oliveira, que desfilou fantasiada de Ogum, orixá guerreiro de grande apreço do sambista. A agremiação teve problemas com seu quarto carro que acabou batendo na grade do setor 1, mas não deixou feridos e não deve atrapalhar muito a escola

Tijuca e Mangueira são a Bahia no Grupo Especial

Com o enredo “As Áfricas que a Bahia canta”, a Mangueira se destacou na 1ª noite de Grupo Especial
Crédito: Marcos TerraNova/Riotur

Duas escolas homenagearam a Bahia na Sapucaí: A Unidos da Tijuca, que apresentou a história da “Baía de Todos os Santos”, e a Mangueira, que entrou com o enredo “As Áfricas que a Bahia canta”.

A Tijuca teve em seu enredo a cultura e a história da Baía de Todos os Santos, da Bahia, com muita ludicidade. A agremiação levou para a avenida sereias, botos, contos de pescadores, e lendas da população ribeirinha. A atriz Juliana Alves, que desfilou como Iemanjá, foi um dos pontos de destaque na comissão de frente que levou um show de luzes para a avenida.

No encerramento do primeiro dia, a Mangueira relembrou em seu enredo as diversas Áfricas que colaboraram na construção do Brasil. Na Sapucaí, a agremiação contou uma história de forma cronológica, desde os cortejos afro-baianos do século 19 até os dias de hoje. Sétima colocada no ano passado, a Mangueira tem tudo para brigar pelo título neste ano.

As duas escolas que tiveram um pouco mais de problemas foram a Mocidade, com Mestre Vitalino (1909-1963) como seu samba enredo e o Salgueiro, que mostrou um novo olhar para o Jardim do Éden, questionando preconceitos e pecados.

Enquanto a escola da Zona Oeste levou para a avenida problemas apresentados no pré-carnaval, como por exemplo a qualidade dos acabamentos de suas alegorias, a vermelho e branco acabou prejudicada pelas próprias decisões. O gigantismo de seus carros alegóricos deu trabalho na avenida e fez a evolução da escola apresentar preocupantes clarões.

Zeca Pagodinho e a Grande Rio: briga pelo bicampeonato. Crédito: Gabriel Monteiro / Riotur
Arlindo Cruz e a Império: Excelente volta ao Grupo Especial. Crédito: Alex Ferro / Riotur

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

6 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

13 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

14 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

14 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

1 dia atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

1 dia atrás