A Porto da Pedra está de volta ao Grupo Especial.
São Gonçalo está em festa. Após bater na trave em 2022 em um resultado até certo ponto contestado pelos amantes do Carnaval, a Porto da Pedra conquistou a Série Ouro do Carnaval e está de volta ao Grupo Especial após dez anos.
Com o enredo “A Invenção da Amazônia” a escola contou uma história baseada em um livro de uma fabulosa viagem de Julio Verne à Amazônia. Na prática, um belo grito de sustentabilidade, fez bonito na Marquês de Sapucaí em um desfile extremamente técnico e ao mesmo tempo exuberante, digno de Grupo Especial. A potência do enredo, que exaltou o povo da floresta amazônica, deu o start que a escola precisava para um desfile impecável.
Era preciso, no entanto, torcer contra escolas que também desfilaram na beira da perfeição, como a Unidos de Padre Miguel (UPM) e a União da Ilha. A decisão seria nos décimos e realmente foi. E o Samba-Enredo foi decisivo.
A briga com as duas escolas supracitadas e mais a Inocentes de Belford Roxo, com União da Ilha, Porto da Pedra e UPM se revezando na liderança, permaneceu apertada até dois quesitos importantes, que ficaram para o fim na ordem: Samba-Enredo e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. A escola de São Gonçalo garantiu quatro “dez” nos quesitos e viu suas rivais perderem pontos preciosos.
Em êxtase com a conquista do título, o presidente da escola, Fábio Montibelo, não segurou a emoção. “É muito difícil vir de São Gonçalo e conseguir alguma coisa. Há um preconceito muito grande com as escolas de fora do município do Rio. O Carnaval é do povo. É do Brasil, é do Rio de Janeiro. São Gonçalo tem sambista, é o segundo colégio eleitoral e tem que ser respeitado”
Já na parte de baixo deu o esperado. União de Jacarepaguá e Lins Imperial apresentaram desfiles muito abaixo do padrão da Série Ouro e dificilmente conseguiriam se manter na Marquês de Sapucaí em 2024. As escolas ainda começaram a apuração com perda de pontos.
O pior quesito da União de Jacarepaguá, última colocada, e da Lins Imperial, penúltima, foi Evolução. A escola da Zona Oeste perdeu 1,0 ponto no total, enquanto que a escola da Zona Norte perdeu no total 0,7 décimos nesse quesito.
Paralelamente à realização da IIIª Semana Nacional de Jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa, a…
A primeira edição do SOMA Day Rio de Janeiro, realizada no dia 28 de março…
A Prefeitura de Itaperuna, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, finalizou…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, deu início na segunda-feira (31)…
A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu lança o Ônibus…
O deputado Júlio Rocha (AGIR) é o autor do projeto de lei que prevê a…