Sapucaí: Viradouro se destaca em dia de desfiles luxuosos, porém imperfeitos no Grupo Especial

Os presentes à Sapucaí no primeiro dia de desfile do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, organizado pela Liesa, testemunhou uma noite de tradicional riqueza e beleza das grandes agremiações, mas com um ponto em comum à maioria dos desfiles: a evolução. Mangueira, Salgueiro e Beija-Flor fizeram apresentações plasticamente maravilhosas, mas erros técnicos arranharam a evolução e podem custar o título. O ponto fora da curva é a Unidos do Viradouro, campeã em 2020, que se credenciou para o bicampeonato.

O enredo “Não há tristeza que não possa suportar tanta alegria” trouxe para Sapucaí grandiosas alegorias e lindas fantasias capazes de arrancar sorrisos do mais carrancudo dos julgadores. A harmonia fluiu bem e fez com que a evolução passasse linear, tornando o desfile ainda mais limpo. A chave da cidade do Rio de Janeiro entregue ao Rei Momo pelos ares na apresentação da comissão de frente foi o ponto emocionante do desfile. A Viradouro convenceu e é forte candidata ao bicampeonato.

A Viradouro fez um desfile impecável e entrou forte na briga pelo título. O bicampeonato é realidade. Crédito: Marco Antonio Teixeira / RioTur

A sempre favorita Beija-Flor trouxe para a Marquês de Sapucaí o luxo de sempre, com alegorias que aliam o bom acabamento com a riqueza na construção dos detalhes. No entanto, a categoria na parte plástica faltou na evolução na escola. Com problemas pontuais na apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira e na composição em uma alegoria, teve sua evolução prejudicada e pode perder pontos preciosos. Ainda está na briga pelo título.

Homenageando a própria escola e os ilustres Jamelão, Cartola e Delegado, a Estação Primeira de Mangueira mostrou um dos desfiles mais bonitos da noite, com um verdadeiro show do carnavalesco Leandro Vieira, que usou e abusou do verde e rosa. Tanto as fantasias como as alegorias eram de fácil entendimento e ajudaram a contar a história de um enredo simples, porém rico. A Comissão de Frente emocionou com a homenagem a Nelson Sargento. O destaque negativo da Mangueira ficou para algumas alegorias apagadas em pontos-chaves da avenida e uma evolução inconstante, com lentidão no início e algum corre-corre no final. Mesmo assim ainda briga pelo título.

O Desfile da Beija-Flor foi luxuoso, mas apresentou problemas na evolução. Crédito: Thiago Lara / RIoTur
A Mangueira impressionou pelo colorido, as erros pontuais podem custar o título. Crédito: Marco Antônio Teixeira / RioTur

Dentre as demais escolas, destaque para o belo desfile da Acadêmicos do Salgueiro, que deve se garantir no desfile das campeãs e para a regularidade da Imperatriz Leopoldinense, que além de cumprir a prometida entrada triunfal mostrou uma evolução que a credencia a ficar entre as seis.

O ponto negativo da noite foi a São Clemente que provavelmente brigará mais uma vez para fugir do rebaixamento para a Série Ouro. A escola teve dificuldade para manobrar as alegorias e se atrapalhou na evolução. Alguns efeitos especiais do desfile que homenageou o ator e comediante Paulo Gustavo também não funcionaram. A escola briga contra o rebaixamento para a Série Ouro.

A festa continua na Sapucaí

Nesta noite o desfile do Grupo Especial continua na Sapucaí. Confira abaixo a programação:

22h – Paraíso do Tuiuti – Ka ríba tí ÿe
23h/23h10 – Portela – Igi Osè Baobá
0h/0h20 – Mocidade Independente de Padre Miguel – Batuque ao caçador
1h/1h30 – Unidos da Tijuca – Waranã – a reexistência vermelha
2h/2h40 – Acadêmicos do Grande Rio – Fala, Majeté! Sete chaves de Exu
3h/3h50 – Unidos de Vila Isabel – Canta, canta, minha gente! A Vila é de Martinho

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

12 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

13 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

13 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

14 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

14 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

15 horas atrás