Economia

Casa Firjan recebe evento de incentivo às startups no Rio

A Casa Firjan foi palco, nesta terça-feira (25), do Conexões – Hub RJ – Startup 2025, um evento que reuniu empresários, empreendedores, investidores, pesquisadores e líderes acadêmicos para discutir o Programa Hub RJ Startup Rio 2025. Lançado em fevereiro pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o edital conta com um investimento recorde de R$12 milhões este ano. O objetivo é impulsionar startups e fortalecer a economia digital, consolidando o Rio de Janeiro como um polo de tecnologia e empreendedorismo.

Durante o evento, os participantes conheceram as iniciativas do Hub de Inovação, criado para conectar talentos, oferecer suporte e transformar ideias em soluções de impacto. Além disso, foram apresentados cases de startups que já se destacam no mercado, como a MF Papaya, de Campos dos Goytacazes, que desenvolveu tecnologia para a sexagem precoce do mamoeiro, e a NanoSaúde, especializada em nanotecnologia aplicada ao diagnóstico e tratamento de doenças.

Diversas autoridades e especialistas do setor estiveram na Casa Firjan

O encontro contou com a presença de diversas autoridades e especialistas do setor. Antonio Carlos Vilela, 2º vice-presidente da Firjan CIRJ, destacou a importância de um ambiente de negócios favorável para estimular a inovação. “A Firjan apoia o ecossistema de inovação e empreendedorismo no estado. O Conecta Lab, nossa aceleradora de startups, promove a competitividade das indústrias fluminenses ao oferecer apoio gratuito a empresas com qualificação, gestão e acesso ao mercado”, afirmou.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, reforçou o impacto do programa na economia local e apresentou ao público o robô Castro, um dos destaques do evento. Com tecnologia avançada e interação em tempo real, o robô simbolizou a importância da inovação para o Estado.

A presidente da Faperj, Caroline Alves, ressaltou a missão da instituição em fomentar a inovação e conectar talentos ao mercado. “A inovação precisa de vocês. Precisamos de pessoas com ideias capazes de suprir demandas e gerar soluções para desafios reais. Este edital é mais um passo na construção de um ecossistema sólido e dinâmico”, destacou.

Criado em 2013 pelo governo do Estado, o programa Startup Rio tem desempenhado um papel fundamental na estruturação de um ambiente propício para o desenvolvimento de startups. Além de suporte financeiro, técnico e estrutural, o programa contribui para a transformação de ideias em negócios sustentáveis, consolidando o Rio de Janeiro como uma referência no setor de tecnologia.

As inscrições para o edital Hub RJ Startup 2025 seguem abertas até o dia 29 de abril, e podem ser realizadas on-line pelo site do sisFAPERJ. O resultado parcial será divulgado em 23 de maio.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 

Posts Recentes

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

2 minutos atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

2 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

3 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

3 dias atrás

Caminhada celebra mães de filhos com deficiência em Maricá

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência…

3 dias atrás

Capacitação reforça gestão nas unidades de saúde de Belford Roxo

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo promoveu, nesta quinta-feira (15), o Curso de Capacitação…

3 dias atrás