Categorias: CapitalServiços

Serviço de castração móvel do Governo do Estado chega à zona Oeste da capital

Tutores e protetores da Zona Oeste da capital vão contar mais uma vez com o serviço de castração mais próximo às suas casas. A partir de segunda-feira (29/5), o castramóvel funcionará no estacionamento do Bangu Shopping, durante uma semana, e depois seguirá para outro endereço. 

A Secretaria de Estado de Saúde é responsável pelas políticas de proteção e bem-estar animal e destaca que o ônibus é aberto moradores de qualquer região do Estado.  Donos de cães e gatos poderão castrar seus animais gratuitamente, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). Os agendamentos devem ser realizados exclusivamente pelo site do programa: rjpet.com.br.

Os protetores podem agendar até oito castrações mensais e, tutores, um animal por mês. O castramóvel conta, em média, com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor. Todo o procedimento leva, no mínimo, 45 minutos.

A Subsecretária de Proteção e Bem-estar Animal, Camila Costa, explica que a demanda na Zona Oeste é muito grande e que esse novo endereço é estratégico para a oferta do serviço.

“Essa é a segunda vez que o castramóvel chega ao estacionamento do Bangu Shopping. A procura por castração na Zona Oeste e o número de animais necessitando de castração é muito grande. E esse é um local central, onde tutores e protetores de bairros vizinhos têm fácil acesso”,  destaca a subsecretária.

Para as pessoas que não podem comparecer aos ônibus, existe no site a opção de marcar o procedimento em clínicas veterinárias. Os endereços estão disponíveis na página do programa: rjpet.com.br.

O programa estadual de esterilizações animais, em apenas 12 meses, alcançou a marca de mais de 200 mil animais castrados, se tornando o maior projeto de castração móvel do mundo. Um dos principais objetivos da iniciativa é diminuir o número de animais abandonados nas ruas.

Veterinário destaca a importância da castração

De acordo com o veterinário do RJPET, Samuel Lima Pereira Figueira, uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses, com uma média de dois a seis filhotes por gestação. Ao longo de três anos, por exemplo, esse número cresceria para 1.728 gatos nas ruas. Já no caso das cadelas, segundo o veterinário, é possível estimar um número de oito filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada 6 meses.

Serviço:

Castramóvel RJPET

Bangu Shopping (estacionamento)

Endereço: Rua Fonseca, 240

Horário: Das 8h às 14h (segunda a sexta, exceto feriado)

Calendário

Segunda e Sexta – Gatos

Terça e Quinta – Cadelas

Quarta – Cães

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

11 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

11 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

11 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

13 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

13 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

13 horas atrás