Baixada Fluminense

Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde

No 7º ano de existência, o projeto Ativação Cultural Itaguaí, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, anuncia a inauguração do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde com uma série de atividades gratuitas, a partir do dia 14 de junho.

A programação inclui oficinas de mangá e escrita japonesa, apresentações musicais e o concurso Miss Nikkei Estado do Rio de Janeiro, proporcionando uma imersão nas tradições culturais e artísticas da região. O novo espaço fica no Shopping Pátio Mix, Rodovia Rio Santos, s/n, Itaguaí.

Para seguir com o objetivo de celebrar e homenagear a história da região, sua população e sua cultura, foi criado o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde. “Pensando no fácil acesso, segurança e conforto dos visitantes, escolhemos um espaço dentro do Shopping Pátio Mix, localizado às margens da Rodovia Rio x Santos, em Itaguaí.

O novo centro cultural vai ofertar, gratuitamente, apresentações artísticas, troca-troca de livros, espaço infantil para trabalhar a criatividade das crianças, realização de workshops e oficinas, além de ter exposições permanentes, tudo dentro do horário de funcionamento do shopping e aberto ao público”, explica Alessandra Reis, idealizadora do projeto Ativação Cultural Itaguaí e do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde.

“Diante da trajetória bem sucedida e sólida, chegou o momento de dar um passo maior e criar na cidade de Itaguaí o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde. Um espaço cultural dedicado ao resgate da memória da cidade e de seus povos originários – Indígenas, Africanos e Japoneses. Nosso objetivo é também apontar para o futuro da cultura local, capacitando seus artistas e formando novos públicos”, destaca Horlan Gentil, que é responsável pela Direção Criativa e Curadoria Geral do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde.

O projeto Ativação Cultural Itaguaí dará continuidade ao trabalho junto às escolas públicas. Além disso, assim como nos anos anteriores, a programação cultural gratuita do projeto segue presente nos grandes eventos já conhecidos, como a Festa de Imigração Japonesa, Expo Itaguaí, o Dia da Consciência Negra e eventos de Natal que acontecem na cidade.

Programação da inauguração do Centro de Memória

Sexta-feira (14/6) – A partir das 17h

Cortejo Cultural
Cerimonial de Abertura;
Apresentação dos alunos da Escola Estadual José Maria de Brito;
Apresentação do Grupo de Taiko;
Realização da edição anual do Miss Nikkei Estado do Rio de Janeiro; 
Exposição de Bonsai e artesanato com técnicas japonesas;
Oficinas  Artísticas: Ikebana, origami, maquiagem, escrita japonesa, mangá e mais;
Abertura da Exposição “A Presença dos Japoneses na Região da Costa Verde”.

Sábado (15/6) – das 10h às 21h  
Exposição: “A Presença dos Japoneses na Região da Costa Verde”;
Oficinas Artísticas: Ikebana, origami, maquiagem, escrita japonesa e mais.
Exposição de Bonsai e artesanato com técnicas japonesas;
Maquiagem artística para crianças.

Sobre o projeto Ativação Cultural Itaguaí

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Ativação Cultural Itaguaí chega ao seu 7º ano de existência. Ao longo desses anos, foi promovida uma série de ações e espetáculos, levando cultura e arte-educação tanto às escolas quanto a toda a comunidade do município de Itaguaí.

No período de 2018 a 2023, números importantes foram conquistados, como: 26.417 pessoas impactadas diretamente; 15.870 alunos mobilizados em 48 escolas públicas; 26 eventos em praças públicas; 850 artistas profissionais e amadores participando do projeto; 1.100 contratações de prestadores de serviço e fornecedores, sendo 70% da cidade de Itaguaí; 19 artistas e prestadores de serviço formalizados através do MEI; 179 apresentações culturais (música, dança, folclore, contação de histórias) e 1.002 horas de oficinas culturais gratuitas.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

10 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

11 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

11 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

13 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

13 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

13 horas atrás