*Por Tamima de Souza
No dia 19 de junho de 2008 foi sancionada a Lei nº 11.705/2008, popularmente conhecida como Lei Seca. Essa legislação sofreu um endurecimento com a entrada em vigor da Lei nº 13.546/2017. A Operação Lei Seca realizada no nosso Estado do Rio de Janeiro é conhecida em todo País como exemplo de eficiência.
Segundo levantamento do CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, para o período de 2010 e 2021, graças à lei houve diminuição de cerca de 32% em mortes decorrentes de acidentes de trânsito enquadrados na Lei Seca. Acontece que, nesse mesmo período houve um aumento de 34% nas internações.
Analisando ainda mais essa pesquisa, vemos que a maior parte dos casos com morte ou internações vem ocorrendo entre os ciclistas e motociclistas, não entre os veículos e pedestres.
Estranhamente, não vemos mais tantos bols (blitzs) da Operação como quando da sanção da Lei e quando os vemos, em sua maioria, são os veículos que são parados para essa checagem.
A norma é boa e os seus efeitos positivos já foram demonstrados, mas para continuarem é necessária a manutenção de uma boa educação e uma fiscalização permanente. A Lei Seca visa preservar a vida, bem maior do ser humano. Devemos comemorar os seus 15 anos e trabalhar para que a Lei Seca possa continuar produzindo os seus efeitos desejados.
*Tamima de Souza, advogada, é sócia da sociedade Armando de Souza Advogados e presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana do Instituto do Advogados Brasileiros (IAB Nacional).
Quer sugerir temas para esta coluna? Encaminhe um email para redacao@conexaofluminense.com.br.
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…
*Por Flávio Cure Quando uma pessoa precisa de uma nova válvula cardíaca, as opções atuais,…