O deputado Professor Josemar (Psol) defende a instalação de isolamento e portas de plataforma em todas as estações de metrô e trens urbanos operadas pelas concessionárias de serviço público de transporte metroferroviário de passageiros. A medida, já usada em vários países, segundo o parlamentar, vai garantir a segurança dos usuários, evitar interrupções no serviço e reduzir custos operacionais decorrentes de acidentes e acessos indevidos às vias.
Homenagem a Garrincha
Garrincha, um dos maiores nomes do futebol brasileiro, nascido em Pau Grande, distrito de Magé, foi lembrado esta semana pelo deputado Júlio Rocha (Agir). Por iniciativa do parlamentar, o Mané Garrincha terá seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas do Estado do Rio de Janeiro.
Mais segurança
O deputado Cláudio Caiado (PSD) está cobrando mais segurança nos pontos de reabastecimento de veículos elétricos em todo o Estado do Rio. Para isso, o deputado apresentou projeto de lei na Alerj, tornando obrigatória a instalação, nestes locais, de sistema de prevenção e combate a incêndios.
Multas de trânsito quitada na hora 1
Projeto de lei assinado por cinco deputados, em tramitação na Alerj, prevê o pagamento de multas de trânsito durante abordagem de autoridades de trânsito durante operações em vias públicas. A proposta estabelece que, depois que o pagamento for efetuado, não será permitida a retenção, recolhimento ou apreensão do veículo. Os autores do projeto são os deputados Val Ceasa (PRD), Giovani Ratinho (Solidariedade), Rafael Nobre (União Brasil), TH Jóias (MDB) e Valdecy da Saúde (PL).
Multas de trânsito quitada na hora 2
O projeto prevê ainda que as autoridades de trânsito deverão informar aos motoristas, no momento da abordagem, sobre os débitos ativos, e receberão o pagamento via pix, cartão de crédito ou débito. A proposta está sendo analisada pelas Comissões Permanentes da Alerj antes de ir à votação em Plenário.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.