Conexão Empresarial

Dia das mães e gestão do conhecimento

Por Juedir Teixeira*

Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a Mãe dos deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de “Mothering Day”, fato que deu origem ao “mothering cake”, um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Atualmente o Dia das Mães e o segundo em termos de oportunidade de venda para o varejo em geral, perdendo apenas para o Natal.

E você já estabeleceu as suas estratégias para aproveitar esta ótima chance de vender mais?

As ações a seguir mencionadas se adotadas com a devida antecedência poderão melhorar o resultado do seu negócio:

  • Preparar um mix de produtos com ofertas especiais, com montagem de kit e outros atrativos para chamar a atenção de   seus clientes e conquistar novos consumidores;
  • Elaborar uma vitrine atrativa e vendedora, com as principais ofertas oferecidas, para chamar a atenção do público passante;
  • Fazer um trabalho nas mídia sociais com a devida antecedência, comunicando aos seus clientes as principais ofertas da loja a sua disposição;
  • Preparar a sua equipe de venda com as melhores práticas de abordagem, sondagem, demonstração e fechamento de venda, para não perder nenhuma oportunidade de transformar passante em comprador;
  • Se a sua equipe der uma show de encantamento, esta será uma grande oportunidade para fidelizar os seus clientes, inclusive os novos, aumentando a sua carteira de clientes satisfeitos;
  • Pesquisar os principais concorrentes para identificar as ofertas por eles oferecidas e contra atacar com outras alternativas de maior atratividade;
  • Cadastrar os novos clientes para que possam ser realizadas ações de pós-venda, para torna-los clientes cativos da sua marca;
  • Após a data, avaliar os resultados obtidos, comparando com anos anteriores e anotar o que deu certo e que não foi tão bem, para que possa ser corrigido no ano seguinte ou em outros eventos da mesma natureza.

Agindo dessa forma, você fará o que se chama no mundo corporativo, notadamente nas grandes empresas, de gestão do conhecimento.

As ações propostas certamente aumentarão as vendas da sua loja nessa data comemorativa e poderão aumentar as vendas nos meses subsequentes, com o aumento da sua base de cliente.


Juedir Teixeira é PhD. em Gestão.

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Saquarema oferece curso gratuito de Marketing Digital

A Prefeitura de Saquarema, na Região dos Lagos, em parceria com o Serviço Nacional de…

7 horas atrás

Cadê o bode que estava aqui?

*Por Professor Hélvio Costa A expressão "bode na sala", frequentemente utilizada no meio político, pode…

8 horas atrás

Alerj debate fiscalização de serviços de reboque

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Transparência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio…

9 horas atrás

Reciclarte transforma lixo em arte no Rio de Janeiro

Até 9 de junho, o Rio de Janeiro recebe o Projeto Reciclarte, uma iniciativa que…

9 horas atrás

Nova Friburgo recebe evento do Secovi Rio sobre locação por temporada em condomínios

Com auditório cheio e público altamente engajado, o Secovi Rio realizou, no dia 28 de…

9 horas atrás

Diálogo entre CRC-RJ, OAB-RJ e o Legislativo

Em reunião para ampliar o diálogo institucional, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do…

10 horas atrás