Conexão Rio-BSB

Lupi cai da corda bamba

Por Nelson Lopes

Não teve outro assunto em Brasília nesta semana: em meio às denúncias de fraudes no INSS, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, que é criado na política do Rio, se tornou alvo da oposição, foi para a corda bamba da política pediu demissão do cargo. A oposição aproveitou a crise no governo e conseguiu emplacar um pedido de CPI contra as fraudes no INSS menos de 48 horas após divulgadas as denúncias. Os deputados do Rio foram fundamentais para a lista com 185 assinaturas entregues à Mesa Diretora da Câmara. A bancada fluminense contribuiu com 13 assinaturas.


Se empurrar, cai!

A crise no INSS aumentou a pressão sobre Lula para demitir Lupi. O presidente tem demonstrado crescente insatisfação com a atuação de Lupi diante do escândalo, que fragilizou a imagem do governo em um momento de recuperação de popularidade. A avaliação no Palácio do Planalto é de que, passados mais de sete dias da revelação do esquema, Lupi ainda não apresentou respostas eficazes. 

A irritação de Lula ficou ainda mais evidente com a nomeação, na quarta, do procurador federal Gilberto Waller Júnior como novo presidente do INSS — uma decisão articulada diretamente com os ministros da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União (CGU), sem a intermediação de Lupi. Waller tem perfil técnico e é considerado um “xerife” nos bastidores.


Quem assume o Republicanos do Rio, hein?!

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, escolherá neste mês o novo presidente do diretório fluminense do partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Ainda sob a presidência do principal aliado do presidente Lula na Baixada Fluminense, o ex-prefeito de Belford Roxo, Waguinho deve deixar o cargo depois de ter acumulado reveses políticos. As derrotas foram desde a tentativa frustrada de eleger o sobrinho sucessor em Belford Roxo, até ameaças de inelegibilidade e investigações.

Agora, Marcos Pereira estaria entre três nomes: o secretário estadual de Meio Ambiente, Bernardo Rossi, que é indicado pelo governador Cláudio Castro, o deputado federal Luciano Vieira, que é atualmente um dos principais líderes da bancada fluminense no Congresso e amigo do presidente da Câmara, Hugo Motta, e o pastor Luiz Carlos, que atualmente exerce mandato em Brasília como suplente e tem forte liderança na igreja. A escolha pode simbolizar um norte para 2026. Vieira já se manifestou sobre a Anistia aos condenados pelo 8 de janeiro e se mostra mais inclinado ao governismo. Bernardo Rossi representaria uma afinidade com o PL de Castro e Bolsonaro. E Luiz Carlos uma guinada às origens religiosas do partido.


A derrota semanal de Glauber…

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara negou o último recurso do deputado Glauber Braga contra o processo que pode levar à cassação do seu mandato. Foi a primeira derrota de Glauber após encerrada a sua greve de fome iniciada pelo caso e encerrada na última semana. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, já afirmou que o prazo de 60 dias para que Glauber se defenda do processo de cassação será levado em consideração, antes de levar o caso a plenário. Com isto, ele garante que o tema não será votado neste semestre.

O parlamentar afirmou que vai percorrer os 26 estados em busca de apoio popular até a votação em plenário. O processo que pode culminar na cassação de Glauber Braga agora será encaminhado ao plenário da Câmara, onde precisará de pelo menos 257 votos favoráveis para ser confirmado. Nos bastidores, há o reconhecimento de que o deputado enfrenta forte resistência entre seus pares — inclusive fora da oposição.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

6 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

7 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

13 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

14 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

14 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

14 horas atrás