O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ) participará do maior evento de estímulo ao empreendedorismo do estado. Nos dias 1º, 2 e 3 de setembro será realizada a 10ª edição da Feira do Empreendedor do Sebrae com o tema “O Vento de Novas Oportunidades”.
A Feira do Empreendedor oferecerá três dias de oportunidades de negócios, soluções, palestras, oficinas, informações, inovação, aproximação com compradores, fornecedores, ideias de negócio e muito mais.
O presidente do CRC-RJ, Samir Nehme, o vice-presidente, Rafael Machado, e o vice-presidente de interior, Edilson Junior serão palestrantes da Feira do Empreendedor, que acontecerá de forma presencial na Expo MAG, que fica na Rua Beatriz Larragoiti Lucas, Cidade Nova, Centro – RJ.
Com o ataque hacker que o site da Prefeitura do Rio de Janeiro sofreu, que resultou no bloqueio preventivo na rede de serviços disponibilizados para os contribuintes, o CRCRJ enviou ofício à Receita Federal solicitando que se prorrogue os prazos de vencimento do PIS, COFINS e do Simples Nacional, para todos os contribuinte sediados no Município do Rio de Janeiro, independentemente do regime de opção tributária, a saber simples nacional, lucro presumido e lucro real.
O novo serviço do portal Fisco Fácil, da Sefaz-RJ, foi lançado na semana passada no auditório do CRC-RJ. A melhoria tem como objetivo a regularização da classe contábil no Estado do Rio. Apenas empresas e profissionais registrados no conselho poderão utilizar o sistema.
A iniciativa é uma parceria do CRC-RJ com a Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro e para o presidente do CRC-RJ, Samir Nehme, o movimento de regularização será incomensurável: “É esse movimento simples e objetivo que poderá regular o ambiente de negócios do Estado e defender a sociedade do mau exercício profissional. Enaltecendo aqueles profissionais que estão regulares e exercendo um bom trabalho”, relata o presidente.
Estiveram presentes presidentes e representantes das associações e entidades contábeis do Estado. Como Renato Mansur, presidente do Sescon RJ; Diva Gesualdi, presidente do Sindicont; Lygia Sampaio, presidente da Fedcont; Magno Pacheco, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Niteroi; Leandro Cunha, representando a AESCON; Genaína Gama Lopes, representado a FBC; Daniel Vergínio, presidente da Ascontazo; Maurício Luz, representando a Ascom; Ademilton Dantas, representando a APCCAA; Jarbas Barsanti, representando a APJERJ; Magno Tarcísio, representando a Ascierj; Januário Emmerich, representando a Amacon, entre outros.
No último dia 12, o vice-presidente do CRCRJ, Rafael Machado, e o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda, assinaram um termo de cooperação técnica em solenidade realizada na Cawell – Casa de Arte Wellington Lyra, em Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana.
O documento prevê o desenvolvimento de ações conjuntas que consistem em apoio técnico, capacitação, ações de fiscalização, otimização no atendimento ao profissional contábil pelas repartições públicas, integração de dados e orientação ao contribuinte.
“Esse é um passo muito importante para a nossa cidade, uma parceria que pode gerar muitos benefícios não só para os profissionais da contabilidade que aqui atuam, mas para o desenvolvimento econômico do município”, disse o prefeito Rafael Miranda.
Em discurso, o vice-presidente Rafael Machado ressaltou a importância da cooperação no que diz respeito ao comprometimento da prefeitura de Cachoeiras de Macacu perante as melhores práticas de governança municipal.
“Nosso objetivo é que a ciência contábil contribua ainda mais com o município, seja no aumento da arrecadação, no apoio à elaboração de legislações de matéria contábil-tributária, e com capacitação aos profissionais da contabilidade que atuam na prefeitura de forma direta ou indireta, para que se mantenham sempre atualizados e desenvolvendo um trabalho de extrema qualidade técnica”, apontou o vice-presidente do CRCRJ, Rafael Machado.
Entre as demais autoridades presentes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renato Marins, o secretário de Governo, Fábio Luciano, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Ferreira, a gerente regional do Sebrae Rio, Fernanda Grippi, o Deputado Federal, Altineu Côrtes, a presidente da Fedcont, Lygia Sampaio, e os representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), o delegado regional Edilson Pin, delegado de Cachoeiras de Macacu, Cláudio de Araújo, o vice-Presidente de Interior, Edilson Júnior, e o diretor de Relações Institucionais, Felipe Ribeiro.
O termo de cooperação já foi assinado pelos municípios de Campos dos Goytacazes, Cordeiro, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaperuna, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Porciúncula, Valença, Vassouras e Niterói, além do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em setembro do ano passado.
A Coluna Conexão Contábil é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…