5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis reúne milhares de profissionais e estudantes

A quinta edição do Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis, considerado o maior evento voltado para jovens profissionais da contabilidade, aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro, no Rio de Janeiro, e reuniu milhares de pessoas. Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o evento teve apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) e organização da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

O encontro reuniu representantes das principais entidades da contabilidade brasileira, que destacaram a importância dos contadores para o país; o papel dos jovens para o futuro da profissão e as suas responsabilidades; a necessidade da adoção de uma postura ética e comprometida pelo público; e a essencialidade de adesão aos valores sustentáveis.

“Os jovens são os grandes responsáveis por fazer a diferença na sociedade. Eventos como esse podem transformar vidas e carreiras, com oportunidades únicas e inesquecíveis. Muitas sementes foram plantadas neste evento que tratou tantas pautas importantes”, celebrou o presidente do CFC, Aécio Dantas.

Representando todos os regionais do sistema CRC’s, o anfitrião e presidente do CRCRJ, Samir Nehme, reforçou o potencial de todos os profissionais de contabilidade, presentes ou não no evento, e a importância de cada um deles para a sociedade.

“Esse evento é a realização de um sonho que foi planejado e construído por muitas mãos. Nosso intuito primordial é alavancar a Contabilidade ao lugar de destaque que ela merece. Estamos muito orgulhosos e felizes em sediar a retomada deste encontro que é uma oportunidade para fortalecer ainda mais a nossa classe e preparar os jovens que são o futuro da nossa profissão. Nossa missão é que vocês saiam daqui com novas experiências, muito conhecimento e a certeza de que ninguém pode deter quando se tem vontade para aprender, trabalhar e crescer”, celebrou o presidente do CRCRJ, Samir Nehme.

A presidente da FBC, Sandra Elvira, o presidente do CRC-RJ, Samir Nehme e o presidente do CFC, Aécio Dantas durante o evento. Crédito: Divulgação

A presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Santiago, também ressaltou a relevância dos jovens no novo cenário socioeconômico e tecnológico. “Sabemos que a crise econômica transformou o papel do empreendedor e, nesse movimento, os jovens tornaram-se grandes destaques nesse novo mundo tecnológico e virtual”, afirmou.

Encontro teve programação diversificada sobre empreendedorismo, inovação e contabilidade

Abrindo a sessão de palestras, a contadora e CEO da Dez Contabilidade Digital, Mayara Junges, trouxe como tema a correlação entre empreendedorismo e contabilidade. Logo depois, foi a vez da influenciadora digital e referência em departamento pessoal, Natália Santos, falar sobre o novo perfil do profissional do departamento pessoal.

Com foco nos escritórios contábeis, os professores da Fucape Business School, Emerson Wagner Mainardes e Bruno Félix, trouxeram sua visão para a importância da qualidade dos serviços oferecidos pelos profissionais da contabilidade. Em seguida, o contador e CEO da OmegaPrice, e membro da comissão de BPO Financeiro do CRCRJ, Eliandro Prado, compartilhou seu conhecimento sobre o BPO Financeiro e a revolução da tecnologia na área contábil.

Logo depois, o futebol brasileiro foi assunto do painel “Desafios e oportunidades frente às mudanças legislativas: o cenário do Desporto do Brasil”. Conduzido pelo conselheiro do CFC, Glaydson Trajano Farias, o painel contou com a participação do repórter do Globo Esporte, Vicente Seda, do deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro e ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo, e do diretor de Registro da CBF, Ênio Roberto.

Durante o bate-papo, o presidente do CFC, Aécio Dantas, assinou o protocolo de intenções com a CBF. O documento estabelece a promoção de ações em prol da qualificação profissional no segmento contábil voltado para entidades desportivas.

Com chave de ouro, o primeiro dia de palestras foi encerrado com um podcast ao vivo no palco do evento. O vice-presidente do CRCRJ, Rafael Machado, a coordenadora nacional do CFC Jovem, Luana Aguiar, é a integrante do grupo técnico de instituições financeiras do Ibracon, Tatiana Fernandes, sortearam a estudante de Ciências Contábeis, Anne Elise Arruda, de 20 anos, para participar do ContCast e bater um papo sobre experiências de carreira, estudo e contabilidade.

Discussões sobre posicionamento, metaverso e muitas risadas com o Contador Revoltado

O segundo dia começou com muito aprendizado e emoção na palestra do contador e YouTuber, Altair Alves. Com grande experiência na área, o criador de conteúdo apresentou os pilares para a construção de autoridade e posicionamento por meio da internet, especificamente com o YouTube. Além de auxiliar na formação de milhares de contadores e empreendedores brasileiros, a plataforma agrega na captação de clientes e amplia as possibilidades dentro do mercado contábil.

“A mudança começa quando tomamos uma grande decisão. É a partir dela que somos capazes de ter um foco e traçar caminhos”, comentou. Em seguida, foi a vez do CEO da Targo Consultoria, Carlos Oshiro, falar sobre as novidades e maneiras de fazer negócios com a nova economia. Logo após, o empresário contábil Jhonny Martins animou o público com uma palestra voltada para o crescimento dos
negócios e o sucesso na contabilidade.

No início da tarde, a palestrante Thammy Marcato ministrou o tema “O metaverso: entenda como ele promete impactar contadores”. Para exemplificar, a sócia-diretora de Innovation & Digital Transformation da KPMG trouxe a cronologia da história do mundo virtual no país e dividiu a análise do metaverso em três grandes mudanças: a tecnológica, a cultural e a econômica.

Aguardado por muitos, a penúltima atração levou o público da arena do Riocentro às gargalhadas do início ao fim da apresentação. Lucas Lima, também conhecido como o Contador Revoltado, trouxe a rotina dos escritórios contábeis e questões cotidianas que todo profissional da contabilidade conhece de forma irreverente e descontraída, fazendo a alegria do público.

O presidente do CRCCE, Fellipe Guerra, foi responsável por encerrar as palestras do 5° ENJLC. Com o tema “Protagonismo contábil das jovens lideranças”, o palestrante compartilhou todo seu conhecimento e indicou quais os melhores caminhos para os jovens profissionais construírem um posicionamento de sucesso.

Durante o evento, os participantes também participaram da feira de Negócios e Oportunidades. No stand do CIEE, estudantes e profissionais recém-formados tiveram a chance de se candidatar para 1000 vagas de estágio e trainee oferecidas por grandes empresas de auditoria, como as Big Four.


A Coluna Conexão Contábil é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

11 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

12 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

12 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

14 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

14 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

14 horas atrás