Conexão Rio-BSB

O Rio na vitrine do Congresso

Por Nelson Lopes

Deputado pelo Rio, Altineu Côrtes é disputado pelos candidatos à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara, para ocupar a vice-presidência da Casa a partir do ano que vem. Ele, que lidera a bancada do PL, que conta com 95 parlamentares, pode se tornar uma espécie de fiel da balança nesta disputa. Os atuais postulantes contam que com o cargo sendo dado a Altineu, Jair Bolsonaro pode apoiar um dos nomes do páreo, como Elmar Nascimento (União-BA), Antônio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP).


Bolsonaristas disputados em festas de Brasília

Gerou frustração a Antônio Brito e Elmar Nascimento, as ausências de Flávio e Eduardo Bolsonaro, filhos do ex-presidente, nas suas festas, realizadas nesta semana em Brasília. Os dois contavam com a presença do clã Bolsonaro para mostrarem bom trânsito na oposição. Os filhos do ex-presidente, porém, se mantiveram distantes dos festejos que movimentaram Brasília.

O movimento deles é calculado. Sem acenar a nenhum candidato à sucessão de Lira, sem declarar um apoio, os bolsonaristas conseguem “valorizar ainda mais o passe”, provocando novos acenos daqueles que disputam os seus apoios.


Pedro Paulo em expectativa

Espera-se que Eduardo Paes anuncie seu vice até o final do mês, ou seja, em pouco mais de duas semanas. o deputado Pedro Paulo segue como favorito, mas ainda debate-se o nome do ex-secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere. O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve ficar a ver navios, já que não conseguiu a indicação do ex-presidente da Alerj André Ceciliano como vice.

Ou seja: a prefeitura deve seguir com o PSD, a partir de 2026, quando Paes deve deixar o posto nas mãos do seu vice e tentar o governo.


Teresa Bergher em alta

Decana da Câmara dos Vereadores do Rio, Teresa Bergher (PSDB) deve ser a vice de Marcelo Queiroz à prefeitura. Ela deve ganhar a queda de braço com o primo de Aécio Neves, Sávio Neves, que ainda cobiça o posto. O martelo será batido até a próxima quarta pela Executiva Nacional do PP. Teresa já comunicou ao partido que não pretende tentar a vaga de vereadora pela sexta vez e tem a preferência de Queiroz para ser a vice.

Nos bastidores, há uma dissidência entre o PSDB e o Cidadania, que fazem parte da mesma federação. O Cidadania apoiará Eduardo Paes. Mas, como é o PSDB que tem a maior bancada, o tempo de rádio e TV ficará com os tucanos, que estarão coligados com Marcelo Queiroz. Nesta quinta-feira, o PSDB soltou uma nota, na qual reforça o apoio ao candidato do PP, cujo principal fiador é o senador Ciro Nogueira.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Bombeiros combatem incêndio no Morro das Andorinhas em Niterói

Um incêndio de grandes proporções no Morro das Andorinhas, localizado no bairro Itaipu, em Niterói,…

6 horas atrás

Nova ponte da Barra em Macaé é inaugurada nesta quinta-feira (12)

A nova ponte Cláudio Moacyr de Azevedo, situada na Barra, em Macaé, no Norte Fluminense,…

6 horas atrás

28º Batalhão da PM abre inscrições para curso gratuito de segurança

O 28º Batalhão de Polícia Militar abriu inscrições para um curso gratuito de segurança comercial…

6 horas atrás

Rio de Janeiro registra 826 transplantes no primeiro semestre

O Rio de Janeiro registrou 826 transplantes de órgãos nos primeiros seis meses de 2024,…

6 horas atrás

Programa Limpa Rio Margens é lançado pelo Governo do Rio

O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e…

12 horas atrás

Angra dos Reis decreta estado de emergência hídrica devido à seca prolongada

A Prefeitura de Angra dos Reis, no Sul Fluminense, decretou estado de emergência hídrica de…

12 horas atrás