A Black Friday 2022 promete movimentar os consumidores e o comércio nos próximos dias. A data já faz parte do calendário de compras dos brasileiros, que cada vez mais se programa para aproveitar as melhores ofertas. A Black Friday ocorrerá no dia 25 de novembro, mas diversas redes já iniciaram as suas promoções.
Pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro – (SindilojasRio) mostra que 95% das lojas físicas pretendem participar da Black Friday, 15% mais do que o registrado no ano passado. Mais de 88% dos 350 lojistas entrevistados acreditam que a promoção pode incrementar as vendas em até 8%, com oferecimento de descontos entre 30% a 50%.
Os números mostram que a Black Friday deixou de ser restrita ao e-commerce (vendas pela Internet) e também foi adotada pelas lojas físicas, tanto as de rua como as de shopping. Os lojistas acreditam que eletrodomésticos, eletrônicos/informática, smartphones, moda, calçados (especialmente tênis) e artigos para casa e decoração serão os produtos mais procurados.
Segundo a pesquisa, os lojistas também estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser entre R$ 150,00 e R$ 350,00 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido do cartão de débito, PIX, dinheiro e a prazo pelo crediário.
De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, o resultado das vendas de alguns produtos da promoção no ano passado igualou-se em vários casos às vendas natalinas e a antecipação da data também é uma forma de atrair clientes em tempos de crise.
“Numa época de dificuldade para o comércio a Black Friday pode representar uma boa ferramenta de marketing e uma excelente oportunidade para oferecer promoções. Mas, devido à proximidade com o Natal, há um certo risco de afetar as vendas de fim de ano, de tal modo que os descontos estimulem os consumidores a anteciparem suas compras das festas natalinas. Caberá a cada lojista avaliar e dosar os preços promocionais, dependendo do seu segmento e do seu público-alvo, de forma a obter bons resultados sem prejudicar o movimento nas lojas no período natalino”, conclui Aldo.
Black Friday é o nome que se dá para uma ação de vendas que é realizada tradicionalmente na quarta sexta-feira do mês de novembro. Nesse dia, convencionou-se a realização de ações que buscam incentivar os consumidores a comprar e isso se dá a partir de descontos em diferentes mercadorias.
Essa estratégia de vendas surgiu nos Estados Unidos e se consolidou no final do século XX. Tem relação com o feriado do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), sendo realizada no dia seguinte a esse feriado, mas também está ligada ao Natal, uma vez que se considera que a Black Friday inaugura a temporada de compras natalinas.
A data se popularizou pelo país norte-americano e virou sinônimo de produtos a preços absurdamente acessíveis. O sucesso da ação para os lojistas chamou a atenção em outros locais do mundo e se espalhou para os países vizinhos, Canadá e México.
Aqui no Brasil, a Black Friday, enquanto estratégia de vendas, foi utilizada pela primeira vez no ano de 2010. A ação chamou a atenção de outros lojistas e, a partir de 2012, grandes lojas começaram a participar.
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