Venda de calçados foi destaque no trimestre. Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRIO), mostra que o comércio lojista da cidade do Rio de Janeiro vendeu 1% a mais no primeiro trimestre do ano ante o mesmo período de 2021. Já em março deste ano em comparação com o mesmo mês de 2021, as vendas cresceram 1,5%.
De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, apesar do resultado positivo do trimestre, o comércio ainda enfrenta dificuldades e a recuperação do setor continua lenta. Segundo ele, não há nos números das vendas uma melhora consistente, mas uma recuperação passageira, já que o mês de abril foi fraco.
“Mesmo as várias iniciativas tomadas pelos lojistas, como o alongamento dos prazos de financiamentos, lançamento de produtos, promoções, descontos e liquidações, não vêm sendo suficientes para impulsionar as vendas”, diz Aldo.
A pesquisa que ouviu empresários de cerca de 350 estabelecimentos comerciais da capital mostra que o resultado do trimestre foi puxado pelo faturamento dos setores do Ramo Mole foram Tecidos, Vestuário e Calçados e no Ramo Duro (bens duráveis) pelos setores de Móveis e Eletrodomésticos. A venda a prazo com menos 5,6% e a venda a vista com menos 8,3% foram as formas de pagamento preferidas pelos consumidores.
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…
A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um passo relevante na…
A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda,…
Por Juedir Teixeira* No atual cenário do varejo, no qual a volatilidade e a rapidez…
A fábrica da Granado, localizada em Japeri, foi palco, no último dia 15, de um…
A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…