O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou a convocação de 2.500 professores da rede estadual aprovados no Processo Seletivo Interno para migração de 18 para 30 horas semanais de trabalho. O anúncio foi publicado na edição de sexta-feira (6) do Diário Oficial do Estado. Com essa medida, o governo pretende atingir meta de 5 mil docentes migrados até o final do ano, fortalecendo a educação no Estado.
A ampliação da carga horária é parte das ações do governo estadual para qualificar o ensino, oferecendo mais professores em sala de aula e promovendo os servidores públicos. “A ampliação da carga horária dos nossos professores vai ao encontro das nossas ações para qualificar a educação e, com isso, termos mais professores em sala de aula e um ensino forte. Além disso, promover os nossos agentes públicos também é uma das premissas do nosso governo”, destacou o governador Cláudio Castro.
O edital publicado convoca professores de diversas disciplinas, incluindo Matemática, Língua Portuguesa/Literatura, Inglês, Espanhol, História, Ciências Físicas e Biológicas, Arte, Geografia, Química, Biologia, Educação Física, Física, Filosofia, Sociologia, entre outras. A medida abrange também áreas técnicas como Enfermagem, Economia, Direito e Informática, demonstrando o esforço do governo em atender diferentes setores da educação.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, ressaltou o compromisso da gestão com o aumento de docentes nas escolas. “Vamos continuar trabalhando firme para seguir com as migrações, aumentando o número de professores em sala de aula. Isso demonstra o compromisso que o governo tem com os docentes e com um diálogo respeitoso que, aliado a uma gestão séria, vai dar resultados muito positivos para o ensino”, afirmou.
Até o momento, 2.069 professores já concluíram o processo de migração. Os rendimentos desses profissionais serão atualizados conforme a nova tabela de vencimentos do Professor Docente I – 30 horas, o que deve ocorrer no pagamento subsequente à alteração de jornada. A mudança impacta toda a carreira docente, com benefícios que serão considerados para a aposentadoria, conforme a nova carga horária.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…