CRC-RJ e Sebrae Rio promovem encontro sobre Cadastro Nacional da Agricultura Familiar

No último dia 21, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ) e o Sebrae Rio promoveram, pela primeira vez, um encontro entre delegados regionais e municipais do CRC-RJ com entidades parceiras para discutirem sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Com o objetivo de apresentar as atualizações do sistema, o evento abordou a relevância do trabalho desenvolvido pelo profissional da contabilidade, principalmente no interior do Estado, e como a integração entre as instituições parceiras podem, juntas, assessorar o produtor rural. 

Segundo Ana Lucia Lima, gerente de projetos do Sebrae Rio, a iniciativa vem de encontro ao grande desafio da instituição, o de proporcionar aos produtores rurais acessos às ferramentas que os tornem capazes de fornecerem seus produtos ao poder público.

Para o presidente do CRC-RJ, Samir Nehme, a parceria une o desejo que o CRC-RJ tem de mostrar para toda sociedade a importância e impactos do trabalho do profissional da contabilidade, principalmente a partir do papel desempenhado pelos delegados municipais e regionais no interior do Estado. 

“É nossa responsabilidade levar para os quatros cantos do Rio o papel que o contador exerce pela sociedade. Por isso, o trabalho desenvolvido pelos delegados hoje é de, para além de representantes da classe no interior, ser um articulador social nos municípios e, consequentemente, na administração pública, promovendo melhorias para a população”, comentou Nehme.

“O agricultor familiar é uma figura importante na economia do país e grande parte está longe da capital. É preciso que informação e  orientação adequada chegue até eles para que possam buscar financiamento, cumprir suas obrigações com o governo e levar progresso para suas famílias e comunidade”, completou Nehme. 

De acordo com o último Censo Agropecuário, realizado em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a agricultura familiar é responsável por 77% dos estabelecimentos agrícolas no Brasil.  Nela, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. 

“A parceria entre Sebrae e o CRC-RJ é um grande passo que começamos aqui. Com ela, ganhamos força para ampliar políticas públicas efetivas e em benefício da agricultura familiar no estado do Rio. Os trabalhadores do setor primário possuem uma participação muito importante na tarefa de alimentar os brasileiros e, maior ainda, é o potencial de crescimento quando possuem ferramentas e orientação adequada para ampliarem sua produção agrícola”, enfatizou o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Tito Ryff.

“Estamos comprometidos por uma mesma causa, o desenvolvimento econômico do nosso estado. A agricultura familiar está na ordem do dia e esses trabalhadores representam um segmento que pode contribuir muito para a economia do Rio.  Para que isso seja efetivo, temos o desafio de tornar o produtor e as organizações que os representam habilitadas e prontas para participarem de chamadas públicas em compras do estado, por exemplo”, complementou Marcos Vasconcellos, coordenador do setor de agronegócios do Sebrae.

Durante o encontro, Glaucio Cardoso, coordenador do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), representando o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura  Familiar, apresentou os principais tópicos sobre o processo de inscrição de produtores rurais no CAF. O  convidado trouxe um panorama geral de emissão do CAF e as mudanças a partir da portaria MDA nº 20, promulgada em junho deste ano. Marcelo Costa, presidente da Emater Rio, também participou do painel e tirou dúvidas dos participantes. 

Entre as autoridades, estiveram presentes todos os componentes do conselho diretor e delegacias do CRCRJ, e a coordenadora de extensão da FIPERJ, Carla Uzedo. 


CRC-RJ realiza encontro de delegados na sede

Esta semana (21/08), o CRC-RJ reuniu seus delegados regionais e municipais, que representam o Conselho em todas as regiões do Estado, para um encontro na sede do Sebrae. O grupo também seguiu para a sede no CRC-RJ, onde durante todo o dia debateram ações da entidade. 

Entre as pautas, alinharam as realizações de eventos no interior e seus impactos para a classe, perspectivas para 2024 e as principais demandas dos profissionais em cada área de atuação.

Essa importante integração vem de encontro com o trabalho desenvolvido pela atual gestão do CRC-RJ que, entre os esforços, busca intensificar a participação do Conselho em todos os municípios do Estado e levar, cada vez mais, capacitação e reconhecimento da classe ao interior. 

Como representantes do Conselho, os delegados ocuparam um papel essencial nas parcerias e assinaturas de termos de cooperação entre o CRCRJ e prefeituras do Estado, e que hoje  ultrapassam 50. 

“É nossa responsabilidade levar para os quatros cantos do Rio o papel que o contador exerce pela sociedade. Por isso, o trabalho desenvolvido pelos delegados hoje é de, para além de representantes da classe no interior, ser um articulador social nos municípios e, consequentemente, na administração pública, promovendo melhorias para a população”, elucidou o presidente do CRCRJ, Samir Nehme.


Eleições CRCs 2023: CFC divulga chapas habilitadas

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou o edital de chapas habilitadas a concorrerem nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) listados para as eleições de 2023. O pleito acontecerá no dia 13 de novembro de 2023, em que será renovado 1/3 (um terço) da composição dos Plenários dos CRCs – para o mandato de 2024 a 2027, e mandato complementar de 2024 a 2025.

Os CRCs com chapas habilitadas são: CRCAC, CRCAL, CRCBA, CRCCE, CRCGO, CRCMA, CRCMS, CRCMT, CRCPA, CRCPB, CRCPE, CRCPI, CRCPR, CRCRJ, CRCRN, CRCRO, CRCRR, CRCRS, CRCSC, CRCSE, CRCSP e CRCTO.

Já as chapas inscritas nos CRCAP, CRCAM, CRCDF, CRCES e CRCMG foram comunicadas para realizarem ajustes conforme a Resolução CFC n.º 1.688/2023.

Os conselheiros dos CRCs e os seus respectivos suplentes são eleitos, para mandatos de quatro anos, por meio de eleição direta, com voto pessoal, secreto e obrigatório, segundo estabelece o Decreto-Lei n.º 1.040/1969 e Resolução CFC n.º 1.688/2023. Para estarem aptos a votar, o contador e o técnico devem estar em situação cadastral e financeira regulares no CRC de sua jurisdição.


A Coluna Conexão Contábil é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

10 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

10 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

11 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

12 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

12 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

12 horas atrás