A profissão de corretor de imóveis continua em evidência e vem registrando elevado crescimento nos últimos anos. Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (Creci-RJ), Marcelo Moura, o cenário de incertezas favoreceu o mercado imobiliário e atraiu a atenção para a profissão. Portanto, é necessário atenção para evitar cair em golpes aplicados por contraventores.
O corretor de imóveis assessora o cliente em todos os momentos de uma negociação imobiliária, desde a fase do atendimento à captação do imóvel, passando pela análise documental até a concretização do negócio. São muitas as possibilidades de atuação também, apresentando diversas segmentações como locação, avaliação, compra e venda residencial ou comercial, lançamentos, leilões, entre outras.
Uma das principais questões a ser levada em conta na jornada da intermediação imobiliária é verificar se de fato estamos negociando com um profissional habilitado para exercer a atividade. Isso porque o que não falta no mercado são supostos corretores de imóveis aplicando todo tipo de golpes possíveis e inimagináveis na população.
Vale destacar que a profissão de corretor de imóveis é regulamentada por Lei Federal e, para exercê-la, é necessário concluir o Curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI) ou o Curso Superior de Gestão em Negócios Imobiliários. Após a conclusão desta etapa, o próximo passo é dar entrada nos trâmites de inscrição no Conselho profissional e passar pela solenidade de entrega do registro profissional. Uma
informação importante: só é de fato corretor de imóveis aquele que possui registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis de seu estado de origem.
Efetuar transação imobiliária com um profissional não habilitado significa se expor ao risco. “Combater a atuação desses contraventores é fomentar um mercado imobiliário mais seguro para a sociedade”, destaca o presidente do Creci-RJ.
A Coluna Foco Imobiliário é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ)
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…