Economia

Cultivo da soja no Rio recebe aval do Mapa

O cultivo da soja no Rio de Janeiro é autorizado pelo governo federal. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal, recebeu aval do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a inclusão do estado no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática, que permite o cultivo do grão em território fluminense.

A Secretaria de Agricultura em parceria com as vinculadas, Pesagro-Rio e Emater-Rio, Embrapa, Defesa Agropecuária, Secretarias Municipais de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Macaé e Campos, empresários e produtores, com o auxilio da Aprobio, subsidiou e elaborou proposta para período de vazio sanitário e o calendário de semeadura da soja, etapas previstas para avaliação pelo Mapa.

A Ferrugem Asiática é uma praga limitante, causa por um fungo, sendo atualmente uma das doenças que mais tem preocupado os produtores. A doença reduz a produtividade, impedindo a formação de grãos em decorrência das desfolha precoce da planta.

“É uma grande vitória para nossa agricultura! Vamos destacar a vocação do norte fluminense para o plantio de grãos e com isso alavancar o desenvolvimento econômico da região. Toda essa repercussão se dá ao trabalho árduo da nossa equipe em conjunto com o Mapa e outras entidades”, comentou o secretário de Agricultura, Dr. Flávio.

Cultivo da soja: Norte Fluminense possui grande potencial

O Norte Fluminense, que já foi palco de uma das maiores produções de cana-de-açúcar, se destaca hoje na produção na área da fruticultura. A região também possui grande potencial para o cultivo de grãos, principalmente milho e soja, em uma área estimada em 300 mil hectares, devido às características de clima e solo.

O coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Ilso Lopes, comentou que a inclusão do Rio no grupo de estados autorizados ao plantio de soja e integrantes do Plano Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, traz para o agronegócio fluminense segurança e inúmeras possibilidades de negócios, expansão da área de cultivo da cultura e aproveitamento de uma logística favorável ao escoamento da produção.

“É uma vitória construída por muitas mãos e um único objetivo, o fortalecimento do agro do Rio de Janeiro”, reforçou ele, sobre a autorização do cultivo da soja no estado.

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

2 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

10 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

10 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

10 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

1 dia atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

1 dia atrás