(Divulgação: SECEC-RJ)
Os praticantes de capoeira do estado do Rio de Janeiro têm até o dia 15 de junho para realizar a inscrição no Cadastro Fluminense da Capoeira. A iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), através do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac), vai mapear as atividades realizadas nos 92 municípios.
As informações cadastradas vão compor uma base de dados sobre a prática da capoeira e o ofício dos Mestres e Mestras em todo território fluminense. Desta forma, será possível elaborar políticas públicas de fomento para o setor. Segundo a Secerj, para participar dos certames, será necessário estar com o cadastro em dia.
A inscrição é realizada pela internet e todos os documentos comprobatórios devem ser enviados até 15 de junho para o e-mail: capoeira@inepac.rj.gov.br. Quem já iniciou o processo de inscrição, mas ainda não enviou os documentos, tem até a data anunciada para finalizar.
Os primeiros registros da palavra “Capoeira” são do início do século XIX. Ela se desenvolveu de maneiras distintas em cidades portuárias do Brasil Império, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife. A atividade era realizada em sua grande maioria por escravizados africanos de origem banto e, com algumas exceções, por membros do exército e da polícia.
Por muito tempo, a Capoeira sofreu preconceito e foi considerada uma luta violenta, sendo alvo de repressão policial e coibida em âmbito legal. Foram necessárias décadas de desconstrução e conscientização e, a partir de 1930 e 1940, a prática começa a livrar-se, aos poucos, desse estigma.
A Roda de Capoeira e o Ofício de Mestre e Mestra de Capoeira foram registrados como bens culturais imateriais do Brasil em 2008, por indicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, órgão do Ministério da Cultura (IPHAN/MinC).
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…
Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…
*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…
A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…
Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…