Leste Fluminense

Dezembro Vermelho: Niterói na luta contra o HIV

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, no Leste Fluminense, intensificou as ações de prevenção e combate ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis para a campanha Dezembro Vermelho. O teste rápido para o HIV é gratuito e está disponível em toda a rede básica de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, explica a importância da data e da prevenção à doença. “O município conta com uma coordenação de IST/Aids e Hepatites Virais que realiza ações durante o todo o ano. A campanha é fundamental para alertar a população sobre a importância da prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. O mês também marca a luta contra o estigma e preconceito em torno da doença”, afirmou.

Niterói conta com assistência especializada

Pessoas portadoras de HIV/Aids contam com assistência e tratamento nas unidades de saúde que possuem o Serviço de Atenção Especializado (SAE), bem como cuidados de acolhimento e promoção de saúde.

O Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), no Centro, é referência para internação de adultos, além de oferecer o atendimento ambulatorial. Já a internação de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos ocorre no Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho.

Para atendimento ambulatorial de adultos, a população soropositiva conta com a Policlínica Regional Sérgio Arouca, Policlínica Regional do Barreto, Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, Policlínica Regional da Engenhoca, Policlínica Regional do Fonseca e Hospital Azevedo Lima (HEAL). Já a Policlínica Regional do Largo da Batalha, Regional de Itaipu e o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) atende também crianças e adolescentes.

Gestantes HIV positivo têm atendimento em qualquer um dos SAE existentes. Caso haja risco obstétrico, elas podem ser encaminhadas para a Policlínica de Especialidades da Saúde da Mulher Malu Sampaio.

O atendimento da Profilaxia Pré-Exposição Sexual (PREP) acontece em todos os serviços onde funciona o SAE. Já o atendimento da Profilaxias Pós Exposição Sexual (PEP) está disponível em todas as emergências, nos serviços de atenção especializada em HIV/Aids. Além disso, em caso de violência contra mulheres, também são referência: a Maternidade Municipal Alzira Reis, o Hospital Estadual Azevedo Lima e Hospital Universitário Antônio Pedro.

Ações de prevenção ao HIV

A coordenadora Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Márcia Santana, conta que além dos cuidados clínicos, o município oferece ações de prevenção e promoção da saúde.

“O município oferta preservativos masculinos (externos) e femininos (internos), gel lubrificante, medicamentos e material informativo. Também são realizadas campanhas para promover a solidariedade, não-preconceito, não- discriminação, proteção e garantia de direitos humanos e a qualidade de vida em geral para as pessoas portadoras de HIV/Aids”, contou.  

Autoteste de HIV

A secretaria também oferta o autoteste. Esta é mais uma opção para ampliar e facilitar o diagnóstico do HIV. O exame pode ser feito em casa. Ele permite o acesso ao diagnóstico precoce, principalmente para aqueles que precisam ser testados com maior frequência por conta das vulnerabilidades e exposição contínua e o risco de contaminação.

A oferta do autoteste é realizada no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O espaço fica na Policlínica Regional Sérgio Arouca, no Vital Brazil. O exame também ocorre em todos SAE onde se realiza a PREP. O funcionamento é de segunda a sexta feira, das 8h às 16h30.

A secretaria ressalta que o autoteste não substitui o teste rápido. Este também está disponível na rede de saúde da cidade para toda a população.

Seminário sobre HIV no Dezembro Vermelho

O tradicional Seminário da ReduSaids acontecerá no dia 13, das 08h30 às 17h30, no Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) /Campus do Gragoatá da UFF – BLOCO P.

O tema da 22ª edição é: Juventude, Saúde e Prevenção: As Dimensões Sociais e Políticas do HIV/AIDS. As inscrições acontecem pela internet.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Novo Mecanismo nos Benefícios Cardiovasculares das Estatinas para HIV

*Por Flávio Cure Pesquisadores identificaram um novo mecanismo que pode explicar os benefícios cardiovasculares do…

10 horas atrás

Presidente da Comlurb apresenta novo modelo de coleta domiciliar em palestra no Secovi Rio

Na manhã do último dia 5, o auditório do Secovi Rio recebeu o presidente da…

10 horas atrás

Festa da democracia rubro-negra

Com 1.731 votos, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, foi eleito Presidente do Clube de Regatas…

11 horas atrás

Maternidade de Santa Cruz da Serra celebra 25 mil exames neonatais

Na segunda-feira (9), a Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias,…

13 horas atrás

Defeso do camarão e piracema: Macaé inicia cadastro

A Secretaria Municipal Adjunta de Pesca e Aquicultura de Macaé, no Norte Fluminense, iniciou a…

14 horas atrás

Botafogo terá ídolos homenageados na Câmara do Rio

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro será palco de uma cerimônia especial em homenagem…

14 horas atrás