Duque de Caxias celebra dia de seu patrono em Museu Histórico na própria cidade

O município de Duque de Caxias antecipou comemoração do dia de seu patrono, soldado que dá nome à cidade, para a próxima terça-feira (22), no Museu Histórico, que também é em homenagem ao militar, situado no bairro da Taquara, terceiro distrito, na Baixada Fluminense. A solenidade, que era comemorada, tradicionalmente, no dia 25 de agosto, contará com a presença de autoridades regionais e a escolha do local tem um simbolismo especial, pois foi naquele mesmo espaço que ele nasceu, em 1803. 

As homenagens a Luís Alves de Lima e Silva, conhecido como Duque de Caxias, voltam esse ano, após terrem ficado paralisadas por dois anos por conta da pandemia do coronavírus.

Para o evento, a prefeitura da região se juntou com o Comando Militar do Leste, já que Duque de Caxias, além de ser patrono da cidade, também é padrinho do exército. Na solenidade terá a leitura de um texto alusivo em homenagem ao soldado, uma exposição de viaturas de combate, formação de militares do 57º Batalhão de Infantaria Motorizado e uma apresentação da banda do 1º Batalhão de Infantaria Motorizado.

Programação da solenidade de Duque de Caxias

Segundo informações da Prefeitura, a programação festiva começa às 8h, com atividades e serviços que serão oferecidos aos alunos das redes pública e privada e para moradores da região. O Museu Histórico Duque de Caxias está localizado na Avenida Automóvel Clube, na área da antiga Fazenda São Paulo.

Além da solenidade, a prefeitura vai usar do evento para fortalecer a comunidade local. Durante toda a manhã, as Secretarias de Educação, de Cultura e Turismo, Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos promoverão atividades e serviços.  Para as crianças que forem, serão oferecidos jogos pedagógicos das oficinas “pinta cara” e de caricatura e pintura, além de ouvir histórias e conhecer o que é produzido pelos artesãos do município. 

Já a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal vai distribuir mudas de espécies nativas e fará doação de filhotes de animais. Haverá, também, orientações sobre trabalho infantil e informações sobre Cadastro Único para os programas sociais do governo federal, entre outros serviços.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

5 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

6 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

6 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

7 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

8 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

8 horas atrás