Economia

Nuclear Summit: Rio discute energia nuclear

O Rio de Janeiro sedia, até esta terça-feira (9) o Nuclear Summit, evento de inovação do setor, que visa discutir e analisar as principais tendências no campo nuclear, com um enfoque também na comunicação. As palestras e painéis fornecem uma visão ampla e atualizada das tendências nucleares mundiais, abordando desde a sustentabilidade até a segurança nuclear.

Durante a abertura do Nuclear Summit, que acontece na sede do Sebrae, no Centro da capital fluminense, representantes das principais associações ligadas à energia nuclear, assim como parlamentares, comentaram o cenário nuclear nacional e global.

Celso Cunha, presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento Atividades Nucleares (ABDAN), comentou a importância de acordos entre Brasil e outros países no setor.

“As negociações avançam.  Em novembro fui para a França com 30 pessoas e tivemos mais de 30 reuniões intensas.  Brasil assinou acordo com a França e queremos que chegue a hora de outros países. O ciclo do combustível é altamente  importante.  Temos um caminho longo. Precisam conteúdo um setor nuclear forte.”, disse.

Inácio Arruda, Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, ressalta a importância da cooperação nessa área. “A decisão do presidente foi liberar cem por cento de recursos para as pesquisas. Cooperação ativa, com domínio,  tem que existir. E hoje o Brasil tem o domínio.”, destaca.

Importância da Usina Nuclear de Angra 3 é ressaltada no Nuclear Summit

O deputado federal Júlio Lopes (PP), presidente da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares (FPN), que conta com 217 deputados e 13 senadores, fez questão de enfatizar a importância da Usina Nuclear de Angra 3, a necessidade de instruir a população para que ela entenda que energia nuclear é energia limpa, e a necessária da aprovação do Projeto de Lei 327/2021.

O texto deste PL que dispõe sobre a transição energética. Este PL prevê a criação de uma política para regular a transição do modelo energético atual para um novo padrão baseado em fontes renováveis e em baixas emissões de carbono.

“O programa nuclear só faz sentido com Angra 3 e outras usinas, mas as pessoas não têm esse entendimento. Angra 3 é a nave mãe. Não temos a sociedade instruída sobre o setor nuclear e as empresas do setor nuclear não se comunicam. O governo votou contra a energia nuclear ser energia limpa, e isso é gravíssimo. Agora está no Senado. Se não mudarmos esse quadro naufragaremos.”

Para o também deputado federal Reimont, a ciência foi deixada de lado por alguns anos e é preciso resgatar isso. “Meu interesse pela área é de resgatar o Rio e a soberania Nacional. A ciência foi pisoteada e deixada de lado. A energia é limpa. Quem considera é a ciência.  É incontestável.  A gente corta um dobrado, as pessoas não entendem.”, declara.

Durante o Nuclear Summit foi lançado o protocolo de intenções, para firmar parcerias no setor energético entre a Diamante e a Amazul. Objetivo é viabilizar alternativa energética a médio e longo prazo.

Olimpíadas Nucleares Brasileiras

Encerrando a abertura da Nuclear Summit, a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, falou sobre a segunda edição das Olimpíadas Nucleares Brasileiras. Com os temas energia, sustentabilidade e medicina nuclear, estudantes de todo o Brasil foram convocados a montar suas equipes e impulsionarem seus conhecimentos.

“As Olimpíadas trazem benefícios para a área nuclear. Estamos unindo partes integrantes do sistema e preparando jovens líderes. Temos temas maravilhosos para esse ano, com mentores fabulosos nessa jornada.”, encerrou a ministra em seu discurso no Nuclear Summit.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

9 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

10 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

10 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

11 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

11 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

12 horas atrás