A pesquisa junto as indústrias podem gerar perdas de R$ 66,1 milhões para o PIB fluminense industrial.
Um levantamento produzido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostrou que os bloqueios nas rodovias, em protestos antidemocráticos contra o resultado das eleições presidenciais, atingiram diretamente 43% das indústrias fluminenses. Segundo os dados, entre as prejudicadas, 52,2% tiveram paralisação total ou parcial da produção e 64% relataram ter problemas no recebimento de insumos e matérias-primas nos últimos dias.
Ainda de acordo com o levantamento, as paralisações podem gerar perdas de R$ 66,1 milhões para o PIB da indústria fluminense. O levantamento ouviu 414 empresas industriais em todo o estado do Rio de Janeiro, responsáveis por 39 mil trabalhadores.
A Firjan diz que 64,6% das entrevistadas relataram dificuldade ou impossibilidade de escoamento da produção e 60,1% afirmaram não ter conseguido cumprir o prazo de entrega dos seus produtos. Uma em cada quatro empresas também disseram que os bloqueios dificultaram ou impossibilitaram o deslocamento dos seus funcionários.
Segundo o estudo da Firjan, as empresas que mais sofreram com as paralisações foram as médias e grandes (60%). Já as micro e pequenas empresas foram as que mais declararam não ter sido impactadas pelo movimento dos caminhoneiros (64%).
Os empresários fluminenses registraram que tiveram cancelamento de suas vendas e arcaram com custos não planejados, como deslocamento dos funcionários, hora extra e alimentação. Houve, ainda, relato de transportadoras multadas pelos atrasos ocasionados pelos bloqueios e dificuldade em contratação de transportes.
Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…
O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…
A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…
Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…
O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…