Educação

Educação e Saúde de Teresópolis alinham ações para 2025 e 2026

A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis e a coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Saúde, se reuniram na última sexta-feira (14), na sede da SME, para discutir e alinhar atividades que serão promovidas nas unidades de ensino do município em 2025 e 2026.

Participaram do encontro Marcia Maria Tavares de Souza, diretora do Departamento de Educação, Lucas Ferreira Blois, Liliane Marie Jaron da Costa e Heitor de Souza Pereira, integrantes da equipe PEDApsi (Programa Escolar de Desenvolvimento e Apoio Psicológico da SME), além de Valéria Machado e César Augusto da Silva, representantes do Programa Saúde na Escola.

“Durante a reunião, alinhamos ações de atuação para 2025 e 2026 do Programa PSE. Acordamos a participação dos profissionais da Educação na Formação Enfrentamento da Violência Sexual contra crianças e adolescentes, que será promovida em abril deste ano e, ainda, agendamos um encontro para composição do Grupo Intersetorial Municipal (GTI-M)”, explicou Marcia Maria Tavares de Souza.

A diretora pedagógica também destacou que a próxima reunião do grupo de trabalho já está agendada, dando continuidade ao planejamento das atividades, que visam atender às comunidades escolares com temas essenciais para a promoção da saúde e da educação integral dos estudantes da rede municipal.

Atividades de educação em saúde

Entre as atividades de educação em saúde já promovidas neste Ano Letivo de 2025, em parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde, destacam-se iniciativas voltadas à higiene pessoal e à prevenção de doenças. Na Escola Municipal Hilário Ribeiro, por exemplo, alunos do Pré-I ao 5º ano receberam kits de higiene bucal, além de materiais educativos sobre prevenção à dengue, como cartilhas Passatempo e folders informativos.

Outra ação relevante ocorreu na Escola Municipal Manoel José Fernandes, onde o tema do enfrentamento à violência contra a mulher e abuso sexual infantojuvenil foi abordado em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. Durante a atividade, foram apresentados o PSE, o Conselho da Mulher e sua atuação, além de informações sobre a Lei Maria da Penha e os dispositivos de ajuda disponíveis no município. Também foi realizada a leitura do livro “Não me toca, seu boboca”, de Andrea Viviana Taubman, seguida da confecção da bonequinha de fio de malha.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

2 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

2 dias atrás

Caminhada celebra mães de filhos com deficiência em Maricá

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência…

2 dias atrás

Capacitação reforça gestão nas unidades de saúde de Belford Roxo

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo promoveu, nesta quinta-feira (15), o Curso de Capacitação…

2 dias atrás

Portinho ganha força para vice de Bacellar

Por Nelson Lopes Pode sair do Senado o nome do vice-candidato na chapa encabeçada por…

2 dias atrás

MetrôRio recebe ação gratuita de educação financeira

Até esta sexta-feira (16), passageiros que passarem pela estação Carioca/Centro do MetrôRio poderão participar de…

2 dias atrás