Equipes das Secretarias de Educação e de Saúde alinham ações do Programa Saúde na Escola. (Foto: Divulgação)
A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis e a coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Saúde, se reuniram na última sexta-feira (14), na sede da SME, para discutir e alinhar atividades que serão promovidas nas unidades de ensino do município em 2025 e 2026.
Participaram do encontro Marcia Maria Tavares de Souza, diretora do Departamento de Educação, Lucas Ferreira Blois, Liliane Marie Jaron da Costa e Heitor de Souza Pereira, integrantes da equipe PEDApsi (Programa Escolar de Desenvolvimento e Apoio Psicológico da SME), além de Valéria Machado e César Augusto da Silva, representantes do Programa Saúde na Escola.
“Durante a reunião, alinhamos ações de atuação para 2025 e 2026 do Programa PSE. Acordamos a participação dos profissionais da Educação na Formação Enfrentamento da Violência Sexual contra crianças e adolescentes, que será promovida em abril deste ano e, ainda, agendamos um encontro para composição do Grupo Intersetorial Municipal (GTI-M)”, explicou Marcia Maria Tavares de Souza.
A diretora pedagógica também destacou que a próxima reunião do grupo de trabalho já está agendada, dando continuidade ao planejamento das atividades, que visam atender às comunidades escolares com temas essenciais para a promoção da saúde e da educação integral dos estudantes da rede municipal.
Entre as atividades de educação em saúde já promovidas neste Ano Letivo de 2025, em parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde, destacam-se iniciativas voltadas à higiene pessoal e à prevenção de doenças. Na Escola Municipal Hilário Ribeiro, por exemplo, alunos do Pré-I ao 5º ano receberam kits de higiene bucal, além de materiais educativos sobre prevenção à dengue, como cartilhas Passatempo e folders informativos.
Outra ação relevante ocorreu na Escola Municipal Manoel José Fernandes, onde o tema do enfrentamento à violência contra a mulher e abuso sexual infantojuvenil foi abordado em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. Durante a atividade, foram apresentados o PSE, o Conselho da Mulher e sua atuação, além de informações sobre a Lei Maria da Penha e os dispositivos de ajuda disponíveis no município. Também foi realizada a leitura do livro “Não me toca, seu boboca”, de Andrea Viviana Taubman, seguida da confecção da bonequinha de fio de malha.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura de Piraí, no Sul Fluminense, anunciou a criação da Secretaria Municipal de Turismo,…
A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Habitação, abriu um novo período…
A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira (2), em Mesquita, cidade da…
A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, inaugurou duas praças para bebês no bairro do…
A Secretaria de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, ressalta os procedimentos que envolvem o…
*Por Professor Hélvio Costa O tempo é justo Quanto tempo ainda temos? Na verdade, nem…