Categorias: EsportesVariedades

Enel lança projeto #EnergiaParaVencer, iniciativa para formação de atletas no Rio

A Enel Distribuição Rio lançou na manhã desta segunda-feira (17) o projeto #EnergiaParaVencer, uma iniciativa que visa formar atletas de alto rendimento a partir de um programa de esporte, educação e inovação tecnológica.

Em parceria com a Firjan SENAI SESI e com a ONG Craque do Amanhã, o projeto #EnergiaParaVencer será composto por 20 atletas das modalidades judô, natação e taekwondo, que receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 2.500. Segundo a Enel, todas as despesas com taxas e inscrições, bem como a estrutura necessária para participações em competições nacionais e internacionais, estão incluídas.

De acordo com a distribuidora, o incentivo financeiro concedido aos atletas no projeto #EnergiaParaVencer contribuirá para a estabilidade financeira necessária para que os esportistas possam manter o foco em seus treinamentos. Eles também terão acesso a uma academia personalizada com a estrutura para o desenvolvimento esportivo e acesso a equipe multidisciplinar, com preparador físico, nutricionista, fisioterapeuta, dentista, psicólogo, treinador e fisiologista.

Treinamento e ferramentas tecnológicas no #EnergiaParaVencer

Os atletas utilizarão o Centro de Avaliação Física e Treinamento (Caft), em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, centro dedicado à ciência do esporte. O objetivo é oferecer ferramentas que auxiliam os atletas a aprimorar a performance, reduzir e recondicionar lesões. A proposta é formar um grupo capacitado a disputar, a médio e longo prazo, campeonatos internacionais, nacionais e regionais.

Para garantir o acesso dos jovens atletas a ferramentas tecnológicas, o projeto #EnergiaParaVencer contará com o apoio da Faculdade Celso Lisboa. O projeto prevê a criação de um grupo de iniciação científica formado por alunos e professores de Estatísticas, para gerar publicações científicas com os dados estatísticos e fisiológicos dos atletas do projeto. Já o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção da Firjan SENAI planeja desenvolver um sistema em realidade virtual na modalidade esportiva taekwondo, para interação virtual entre alunos e atletas.

Diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil, Marcia Massotti diz que o projeto é alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “A Enel aposta em iniciativas que conjuguem ações sociais, educativas e de sustentabilidade, principalmente voltadas para a formação de gerações futuras. Esperamos que o projeto amplie as perspectivas desses jovens e a inclusão social”, afirmou.

Craques do Amanhã

O projeto também terá como objetivo promover a formação educacional e profissional dos bolsistas e de jovens da ONG Craque do Amanhã.  Eles receberão aulas de reforço escolar e cursos de qualificação profissional.  

Lançamento

O lançamento do projeto aconteceu na sede da Enel Distribuição Rio, na Zona Portuária, região central do Rio. Estiveram presentes a medalhista de ouro olímpica e bicampeã mundial no judô, Rafaela Silva, que será madrinha da iniciativa, representantes da Firjan, no Sesi Senai e autoridades. 

Posts Recentes

ABI tem candidato para melhorar imagem

Paralelamente à realização da IIIª Semana Nacional de Jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa, a…

19 horas atrás

Secovi Rio apresenta análises e cenários do mercado imobiliário no SOMA Day RJ

A primeira edição do SOMA Day Rio de Janeiro, realizada no dia 28 de março…

20 horas atrás

Prefeitura de Itaperuna conclui manutenção elétrica no Cristo Redentor

A Prefeitura de Itaperuna, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, finalizou…

21 horas atrás

Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, deu início na segunda-feira (31)…

21 horas atrás

Ônibus da Saúde leva vacinas à população de Nova Iguaçu

A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu lança o Ônibus…

22 horas atrás

Deputado quer semáforos sonoros no estado

O deputado Júlio Rocha (AGIR) é o autor do projeto de lei que prevê a…

22 horas atrás