Não é novidade para ninguém os desafios que o setor de transporte do Rio de Janeiro enfrenta há anos diante de questões crônicas que se arrastam com o passar dos anos. Concessão do sistema aquaviário, metrô na Baixada Fluminense, qualidade do serviço oferecido pela Supervia. Esses são alguns dos pontos que podem se unir em um destino: O transporte que o cidadão fluminense merece.
Em uma entrevista por e-mail o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, que assumiu no início deste ano pasta, jogou luz sobre os itens supracitados e desenhou o cenário do setor no Rio de Janeiro.
Conexão Fluminense – Há muito tempo a população da Baixada Fluminense sonha com a ampliação do metrô até a região. Como está este projeto?
Washington Reis – Assumi o cargo de secretário ciente dos desafios da pasta e das demandas históricas da população. A reestruturação da mobilidade urbana do nosso estado é urgente e, em conjunto com a equipe técnica, estou debruçado sobre esse tema, que também está diretamente ligado a novas expansões metroviárias.
As mudanças que tanto buscamos na infraestrutura de transportes para a população requerem um trabalho integrado entre as esferas municipal, estadual e federal, e estamos trabalhando com esse foco.
Especificamente em relação à Baixada Fluminense, o governo do estado já havia anunciado o Metroleve, que será um novo sistema de transporte (com 23 km), passando pelos municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e pelo bairro da Pavuna, onde haverá integração com os sistemas de metrô e trem. A implementação desse projeto vai refletir diretamente no tempo de deslocamento das pessoas que tanto sofrem com os congestionamentos na região.
Além do impacto positivo na mobilidade urbana, a iniciativa vai beneficiar o entorno das estações, gerando emprego nessas cidades.
Conexão Fluminense – O governo do estado deixou claro para a esfera federal a necessidade de investimentos para a construção da Transbaixada. Ela enfim sairá do papel?
Washington Reis – A construção da Transbaixada, que está com processo licitatório em andamento, é um dos projetos prioritários apresentados pelo governador ao presidente da República.
A obra da via de 12 km, entre a Rodovia Washington Luiz e a Presidente Dutra, vai desafogar o trânsito nas rodovias próximas, na Avenida Brasil e na Linha Vermelha, além de ajudar no escoamento do fluxo de veículos pesados.
Vai cruzar os municípios de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti e beneficiar outras cidades, como Nova Iguaçu, Nilópolis e Mesquita. É uma obra de grandes proporções, que vai impactar positivamente os moradores de todas essas regiões e trazer muitos ganhos para a mobilidade urbana do estado.
Conexão Fluminense – O transporte aquaviário do Rio de Janeiro é alvo de críticas há anos. Como a secretaria vê o futuro deste modal?
Washington Reis – O transporte aquaviário é fundamental para o nosso estado e, desde o início da gestão, estamos focados nas questões que envolvem esse serviço.
Conseguimos homologar o acordo com o Poder Judiciário, encerrando quase 20 anos de pendências judiciais e marcando o desfecho de meses de negociação. A população ganhou de volta o direito de usar as barcas com a grade regular de horários em Paquetá e Cocotá, o que era a nossa prioridade no momento.
Nossa missão agora é, junto à UFRJ, concluir a nova modelagem, que vai orientar a futura licitação e apontará a viabilidade de novas linhas aquaviárias. Vamos continuar atentos aos serviços e buscar as melhorias que a população precisa e merece.
Conexão Fluminense – São frequentes as reclamações em relação às condições ruins dos ramais Guapimirim e Saracuruna. Como a secretaria enxerga esta questão?
Washington Reis – Desde que assumi a pasta, tenho visitado junto à equipe técnica diversas estações da SuperVia para conferir de perto os serviços prestados e ouvir as reivindicações dos passageiros.
As demandas são legítimas, e tenho feito reuniões frequentes com a concessionária para buscar melhorias aos usuários que dependem dos trens.
Recentemente, fizemos uma grande ação conjunta para cadastrar os passageiros no Bilhete Único Intermunicipal e garantir a Tarifa Social Ferroviária a R$ 5, conforme anunciado pelo governador Cláudio Castro.
Temos muitos desafios na mobilidade do estado e o sistema ferroviário é um deles. Mas estamos atentos, fazendo levantamentos e buscando melhorias e soluções integradas para que a população tenha maior qualidade em seus deslocamentos por todo o estado.
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