Economia

Presidente do CRC-RJ destaca impacto das tecnologias na classe contábil

No último domingo (22) foi celebrado o Dia do Contador no Brasil. De 22 de setembro de 1945, quando foi publicado decreto que instituiu o ensino de Contabilidade no país, muita coisa mudou e, nos últimos anos, as novas tecnologias têm transformado o setor

Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ), Rafael Machado, as novas tecnologias trazem agilidade, precisão e auxilia no planejamento estratégico. Confira os pontos abordados pelo dirigente do CRC-RJ.

Inteligência Artificial

“Acredito que o avanço das novas tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial, representa tanto um desafio quanto uma oportunidade para a profissão de contador.

A Inteligência Artificial tem potencial para automatizar processos contábeis tradicionais, como a escrituração e a análise de dados financeiros, trazendo mais agilidade e precisão. No entanto, isso não significa que o papel do contador será diminuído. Pelo contrário, acredito que a IA permitirá que o contador se concentre em atividades de maior valor agregado, como o planejamento estratégico, a análise crítica e a consultoria.

O cenário que se deseja requer uma adaptação contínua, e vemos os contadores como protagonistas dessa evolução. A profissão precisa abraçar o uso dessas tecnologias, capacitar-se para trabalhar lado a lado com elas e, acima de tudo, manter seu papel central na interpretação das informações financeiras e na tomada de decisões.

Nossa responsabilidade, enquanto contadores, será ainda maior na era da Inteligência Artificial. Seremos os responsáveis por garantir a integridade dos dados, a ética no uso das novas ferramentas e, principalmente, por continuar oferecendo uma visão estratégica e consultiva, insubstituível pelas máquinas. No Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, estamos empenhados em apoiar e capacitar nossos profissionais para que possam navegar com sucesso por esse novo cenário tecnológico”.

Desafios e conquistas no CRC-RJ

“Nos últimos anos, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ) levantou desafios significativos, que exigiram inovação e resiliência para garantir o fortalecimento da profissão contábil. Entre os principais desafios, destaco a pandemia de COVID-19, que impactou profundamente a rotina dos profissionais e as operações das empresas, exigindo que o CRCRJ se reinventasse para continuar oferecendo suporte e orientação aos contadores em um cenário de medo e incerteza.

Durante esse período, a digitalização e a modernização dos serviços prestados pelo CRCRJ foram essenciais. A necessidade de manter a continuidade das atividades de forma remota impulsionou a implementação de plataformas digitais para atendimento, capacitação e emissão de documentos. Essas inovações não apenas garantiram a eficiência do Conselho durante uma crise, como também proporcionaram maior acessibilidade e agilidade para os profissionais, consolidando a transformação digital como um avanço que seguirá beneficiando os profissionais.

Entre as conquistas, uma das mais relevantes foi a ampliação das ações de interiorização, que levou o CRCRJ a diversas regiões do estado, aproximando-se ainda mais dos contadores que atuam fora dos grandes centros. Esse movimento promove a inclusão e o engajamento de profissionais de diferentes localidades, fortalecendo a unidade da classe e promovendo a disseminação de conhecimento, entretenimento e novos relacionamentos aos profissionais e estudantes de ciências contábeis do interior.

Além disso, o CRCRJ intensificou sua atuação em defesa da ética e da fiscalização, garantindo que os contadores sigam atuando dentro dos mais altos padrões profissionais. Esse foco na integridade e qualidade da profissão contribuiu para o reconhecimento e valorização do papel do contador na sociedade, especialmente em um momento em que a transparência e a responsabilidade financeira são essenciais para o sucesso das empresas e para o bem-estar econômico.

Esses avanços, combinados com a atuação ativa do CRCRJ nos debates sobre contabilidade e políticas tributárias, reforçam o compromisso do Conselho em manter a profissão contábil relevante e preparada para o futuro, superando os desafios com inovação e conquistando novos espaços de atuação.

Importante destacar os desafios que a profissão está vivenciando, a reforma tributária e o rápido avanço tecnológico trazem para a contabilidade não devem ser vistos como obstáculos, mas sim como grandes oportunidades para os profissionais da área.

 A reforma tributária exigirá que os contadores se adaptem rapidamente às novas regras, o que valorize ainda mais a expertise técnica e estratégica da nossa profissão. Já o avanço tecnológico, com a automação e o uso de Inteligência Artificial, permitirá que o contador se concentre em tarefas de maior valor agregado, como a consultoria e o planejamento financeiro, reforçando o papel de liderança no cenário empresarial.

O CRC-RJ está comprometido em preparar os contadores para essas mudanças, fornecendo capacitação contínua e apoio para que possam navegar com sucesso por esse novo contexto, que promete transformar ainda mais a contabilidade em uma atividade estratégica e essencial”.

Recado para os iniciantes

“Para os profissionais que iniciam a carreira, não têm medo das mudanças e inovações, acreditem no seu potencial e na força da contabilidade como ferramenta de transformação dos negócios e vidas.

Para os empresários que ainda não contam com o apoio de um contador, não subestimem a importância de ter um profissional de contabilidade ao seu lado, não caminhem sozinhos, não há crescimento sustentável sem uma boa gestão contábil, o sucesso é construído com conhecimento, planejamento e parcerias certas, e o contador sem dúvidas é o principal parceiro de qualquer empresa.”


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

8 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

8 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

8 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

10 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

10 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

10 horas atrás