O setor de Turismo do estado do Rio de Janeiro vive momento de bons números após um período complicado por conta das restrições causadas pela pandemia de Covid-19. É preciso, portanto, surfar a onda da retomada e investir para potencializar os números.
De volta ao cargo de Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca se mostra animado com a oportunidade de consolidar ações criadas no período em que ele ficou na pasta, até abril de 2022. Há, no entanto, muita coisa a ser feita.
Conexão Fluminense – Qual a expectativa para os próximos quatro anos de gestão na secretaria de estado de Turismo?
Gustavo Tutuca – Estou muito animado, feliz com o convite do governador Cláudio Castro para reassumir a pasta que conduzi entre novembro de 2020 e abril de 2022. A expectativa é continuar o que planejamos lá em 2020, reavaliar o que precisa ser melhorado, e avançarmos nas políticas públicas para o turismo em todo o estado.
CF – A campanha “O Rio Continua Lindo. E Perto!” é um case de sucesso de promoção dos destinos turísticos fluminenses. O que vem pela frente nesse sentido?
GT – Nosso objetivo é consolidar o Rio de Janeiro como principal destino turístico no Brasil. E para isso seguimos investindo na divulgação dos atrativos do nosso estado. Lançamos recentemente a campanha “Apaixone-se pelo Rio”, que pretende resgatar esse protagonismo do Rio de Janeiro como vitrine do país, em especial durante o verão. A ideia é promover os destinos das 12 regiões turísticas do estado para a alta temporada das festas de fim de ano e férias.
“O plano estratégico propõe iniciativas para reconduzir o Rio ao patamar de competitividade com outros destinos no cenário mundial”.
Gustavo Tutuca, secretário estadual de Turismo
CF – Em dezembro foi apresentado o Plano Estratégico TurismoRJ + 10 anos. Pode nos falar um pouco sobre os frutos a serem colhidos?
GT – O TurismoRJ+10 Anos é um conjunto de ações para promover o turismo do Estado do Rio de Janeiro pela próxima década. O plano estratégico propõe iniciativas para reconduzir o Rio ao patamar de competitividade com outros destinos no cenário mundial, considerando valores de sustentabilidade e integração, e a vocação turística de cada região do Estado. O TurismoRJ+10 vai nortear o trabalho do Governo do Estado no Turismo até 2033.
CF – Os Fóruns Regionais de Turismo trabalharam pelo fomento ao turismo do interior, que alcançou números excelentes em 2022. O trabalho de fortalecimento das regiões turísticas continuará?
GT – Sem dúvida. Os Fóruns Regionais de Turismo foram uma das estratégias que mais deram certo na nossa gestão. É uma oportunidade de aproximar a Secretaria dos municípios do interior, promovendo o debate e levando soluções de acordo com a demanda de cada região. Foi uma iniciativa muito elogiada pelos gestores municipais.
CF – Qual a grande meta a ser perseguida em 2023?
GT – A meta é dar continuidade ao trabalho com o mesmo nível de excelência que estamos fazendo. Fizemos na última semana uma grande reunião de planejamento com os gestores de cada área da Secretaria de Turismo e de lá cada time saiu com seu “dever de casa”. Em breve vamos levar esse planejamento ao governador, estabelecer prioridades e seguir fortalecendo o turismo do nosso estado.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…