Baixada Fluminense

Espetáculo Circense e Musical gratuito em Coroa Grande

Neste sábado (19), o projeto Circolar, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, promove um espetáculo circense e musical gratuito, no Centro Cultural Coroinhas, localizado na Rua Alencastro Guimarães, 100, Coroa Grande, Itaguaí, na Baixada Fluminense. O evento tem o apoio da Associação de Moradores de Coroa Grande.

Com o tema “Os Povos que Construíram Itaguaí”, o espetáculo presta uma homenagem às diversas culturas que moldaram a cidade ao longo de seu percurso histórico. A apresentação guia o público por uma narrativa intensa e comovente, que percorre desde os povos originários até os dias atuais. São explorados momentos marcantes, como a chegada dos portugueses, a resistência dos africanos escravizados, as invasões piratas, a presença dos jesuítas, a luta do povo guarani e o notável impacto dos imigrantes japoneses no desenvolvimento local.

O elenco do espetáculo é composto por artistas de Itaguaí. São eles: Pablo Bruce, saxofonista; Felipe Cardoso, trombonista; Lucas Silva, trompetista; Marcela Kathellen, cantora e atriz; Edna Amêndola, perna de pau; Anderson Amêndola, perna de pau; Hellen Morais, dançarina; Fellipe Lapa, dançarino; Eduarda Cipriano, dançarina; Daniel Maciel, artista circense; Cauã Souza, dançarino, e Rafael Otoni, ator e palhaço. O espetáculo ainda conta com produção musical de Igor Victor.

Além das apresentações circenses e musicais, o projeto Circolar realizou, ao longo do ano, diversas rodas de conversas com o tema “História e Identidade Territorial”. Esses encontros ocorreram em várias localidades de Itaguaí, como Coroa Grande, Chaperó, Ilha da Madeira e Mazomba. As rodas têm como objetivo resgatar a memória local e fortalecer a identidade dos bairros, proporcionando aos participantes uma oportunidade para aprender mais sobre a história regional. Segundo a consultora histórica e pedagógica do projeto, Mirian Bondim, “foi uma excelente oportunidade para saber mais sobre o passado e entender o presente”.

Outra iniciativa promovida pelo Circolar em 2024 são os murais criados pela artista plástica Letícia Mozo, inspirados na vida cotidiana de cada localidade onde foram realizadas as rodas de conversa ao longo do ano. “A iniciativa não apenas enriquece os espaços públicos, mas também fortalece o vínculo entre os moradores e seus bairros”, ressalta o produtor cultural e diretor artístico do Circolar, Adriano Sampaio Evangelista (Adriano Didi).

Um aspecto relevante do projeto é sua atuação inclusiva, com ações voltadas para pessoas com deficiência. O Circolar realiza parceria com escolas, CRAS e projetos dedicados a esse público, buscando garantir que as atividades oferecidas sejam acessíveis a todos. “Através de visitas e contatos com escolas, CRAS e projetos que trabalham com pessoas com deficiência, para levantamento de números de pessoas e tipos de deficiências para conseguirmos chegar à inclusão de tipos de comunicação para melhor atendimento a eles”, explicou a assistente social e consultora do Projeto Circolar, Marluce Brandão.

Idealizado pelo Grupo Cultural Turma Em Cena e produzido por Adriano Didi, o Projeto Circolar visa fortalecer a identidade das comunidades tradicionais de Itaguaí e ampliar o acesso à cultura em áreas com limitado acesso a serviços de internet e outras atividades culturais.

Serviço do espetáculo em Coroa Grande

Espetáculo circense e musical “Os povos que construíram Itaguaí”
Data: 19 de outubro
Horário: às 16h
Local: Centro Cultural Coroinhas – Rua Alencastro Guimarães, 100, Coroa Grande, Itaguaí
Classificação: Livre
Entrada gratuita

Posts Recentes

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

12 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

13 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

13 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

13 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

14 horas atrás

Cariocão tem Maricá querendo fazer história e Fla de olho no tri

Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…

2 dias atrás