Região Serrana

Estação de Tratamento de Esgoto Independência é inaugurada em Petrópolis

A Águas do Imperador, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Petrópolis, na Região Serrana, inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Independência. A nova unidade — a décima da empresa na cidade — faz parte de uma série de investimentos em saneamento básico para a região.

A ETE Independência foi projetada para acompanhar o crescimento populacional da área e atender até 22 mil habitantes. Inicialmente, a unidade beneficiará mais de 10 mil moradores das localidades de Independência, Alto Independência, Vale do Príncipe, Caminho do Imperador, Quarteirão Italiano, Taquara e Siméria. Com capacidade para tratar 2,5 milhões de litros de esgoto por dia, a estação promete contribuir significativamente para a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

A unidade ocupa uma área 75% menor do que estações convencionais, graças ao uso de tecnologias avançadas. Com 100% de automação, a ETE garante maior eficiência no tratamento de efluentes e reduz o impacto ambiental. As obras foram realizadas pelas empresas Tigre Água e Efluentes e Carioca Engenharia, utilizando sistemas modernos e equipamentos de ponta.

Autoridades marcaram presença na inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Independência

A inauguração da ETE Independência contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, e o diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Claudio Abduche. O diretor da Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá, destacou o avanço do saneamento no município, mencionando a recente inauguração da ETE Itaipava e os planos para 2025, que incluem a construção da ETE Itamarati.

“Hoje celebramos mais um passo importante no saneamento básico de Petrópolis. Além do tratamento de esgoto, ampliamos também o abastecimento de água em regiões antes não atendidas. Seguiremos avançando com novos projetos e soluções sustentáveis”, afirmou Tebyriça de Sá.

Durante a cerimônia, o prefeito Rubens Bomtempo ressaltou a importância da nova estação para a comunidade local. Segundo ele, o empreendimento atende a uma antiga demanda da população e representa um marco para a conscientização ambiental. “Essa é uma comunidade que luta muito para evoluir. Em 2022, com o Programa Nosso Bairro, assumimos o compromisso de entregar esta estação. Hoje, entregamos um projeto que vai transformar a qualidade de vida das pessoas e promover uma nova consciência ambiental”, destacou o prefeito.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Estado começa aceitar pagamento via pix para IPVA e ICMS

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) liberou o pagamento via…

5 minutos atrás

São Januário é declarado patrimônio do Estado

O estádio de São Januário, na Zona Norte da capital fluminense, é patrimônio histórico, cultural…

3 horas atrás

Mirante Municipal Dona Célia é inaugurado em Iguaba Grande

No último sábado (14), Iguaba Grande, na Região dos Lagos, viveu um momento marcante com…

4 horas atrás

É tempo de Festa!

*Por Tamima de Souza Em uma conversa com militares do Corpo de Bombeiros Militar do…

22 horas atrás

A Morte do Direito

*Por Professor Hélvio Costa A Morte do Direito O Direito está morto! Começo minha coluna…

22 horas atrás

Corpo de Bombeiros do Rio abre concurso com 50 vagas para cadetes

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) publicou, nesta segunda-feira…

23 horas atrás