Categorias: Economia

Cláudio Castro destaca a vocação do Estado para grandes negócios e o resgate da credibilidade

O governador do Rio, Cláudio Castrou, apresentou no Seminário Diálogos RJ, realizado pela editora Globo, os bons resultados econômicos do Estado Fluminense nos últimos anos e destacou a vocação do Rio de Janeiro para os grandes negócios e o resgate da credibilidade, que favorece a atração de empresas e a criação de empregos.

“Números mostram que há um cenário econômico diferente no Rio de Janeiro. Em 2022, conquistamos o terceiro lugar no ranking nacional de abertura de empreendimentos, com mais de 295 mil novos negócios. Foram mais de 194 mil empregos formais criados. Além disso, somos o segundo maior mercado consumidor. Estamos passando por um momento de recuperação. Nós temos uma indústria forte, um comércio forte e tivemos a coragem de tomar as decisões certas na hora certa” ressaltou Claudio Castro.

Durante o debate, Eduardo Eugênio, presidente da Firjan, afirmou que o Rio de Janeiro, que possui o segundo maior parque industrial do Brasil, tem potencial para se tornar um hub de energia verde. Ele ressaltou a importância do trabalho integrado entre o poder público e privado, que faz todo mundo crescer.

“Se o Governo estruturar um município, por exemplo, dando condições e infraestrutura local, a indústria vai querer ir para lá e assim vai gerar mais emprego e desenvolvimento econômico. Temos que andar todos juntos”, enfatizou.

Desburocratização do Estado do Rio é elogiada

Já Antônio Queiroz, presidente da Fecomércio-RJ, destacou a importância do auxílio do Estado na desburocratização para a abertura de empresas. Apenas no último mês de março foram abertos 6.709 novos negócios no Rio de Janeiro.

“O empresariado como um todo almeja previsibilidade e segurança jurídica. Passamos a perceber essa mudança de um tempo para cá. Abre-se uma empresa hoje com a maior facilidade, em 30 minutos”, celebrou Queiroz.

Na segunda mesa de debates, que discutiu os desafios para a geração de emprego e renda no futuro, o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, ressaltou que o estado do Rio de Janeiro está no caminho certo.

“Estamos muito acima de outros estados, principalmente em infraestrutura e desenvolvimento econômico. Fomos o primeiro estado a tirar do papel o Marco Legal do Saneamento, e a concessão de saneamento feita aqui virou modelo para outros estados. Em menos de dois anos essa iniciativa já gerou cerca de 10 mil empregos. E a expectativa é que as novas concessionárias gerem cerca de 25 mil postos de trabalho ao longo de todo o processo. O Rio vem fazendo o seu papel e, no ranking nacional, segue entre os estados que mais geram postos de trabalho formal”, disse Miccione.

Ao fim do seminário, o CEO da Prumo, Rogério Zampronha, destacou os esforços do Governo do Estado para alavancar diferentes setores.

“A transição energética será fundamental para o futuro do país e do Rio. O estado é fundamental para prover condições que criem um cenário ideal a fim de que a iniciativa privada prospere na geração de emprego e riqueza. O estado não tem que resolver a vida de todo mundo. Temos que ajudar o governo a fazer o melhor uso dos recursos para colocar o Rio no lugar que ele merece.”

Durante o evento ainda foram destacadas as potencialidades do estado na geração de empregos em setores como óleo e gás, indústrias e logística. A mesa de debates contou com a mediação do jornalista Ascânio Seleme e a participação do Diretor da FGV Social, Marcelo Neri.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

16 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

16 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

16 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

18 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

18 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

18 horas atrás