Categorias: EconomiaServiços

Estado do Rio é o 3º colocado no ranking nacional de abertura de empresas em 2022

O Estado do Rio de Janeiro chega ao fim do ano ocupando o terceiro lugar no ranking nacional de abertura de novos negócios, entre janeiro e novembro de 2022, segundo o Mapa de Empresas, disponibilizado pelo Ministério da Economia

Segundo a pesquisa, foram abertos no estado do Rio 295.891 novos empreendimentos, no período, em território fluminense. O saldo final, considerando o fechamento de unidades comerciais, ficou em 175.103 novas empresas registradas. Atualmente, o Estado do Rio registra mais de 1,7 milhão de empresas ativas, segundo o boletim do ministério.

“Esse levantamento do governo federal mostra que a economia do Rio de Janeiro é a terceira mais dinâmica do país. Resultado do compromisso que assumimos de garantir um ambiente de negócios atraente e favorável aos investidores e empreendedores, possibilitando a geração de empregos e renda para a população, e o crescimento econômico de nosso estado”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Segmento de Beleza é destaque no estado do Rio

O Mapa de Empresas é uma ferramenta digital que acompanha o registro empresarial no país e apresenta dados precisos e atualizados sobre a atividade produtiva no país. 

Ele aponta que o segmento de beleza, com negócios ativos nas atividades de cabeleireiro, manicure e pedicure, se destacou na economia fluminense este ano, totalizando 91.194 empresas abertas. Já o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios registrou a abertura de 82.220 unidades comerciais, seguido pelo setor de fornecimento de alimentos preparados, especialmente para consumo domiciliar, que contou com a inauguração de 52.046 empresas. 

Junta Comercial do Estado simplifica processos

“A terceira colocação do Rio no ranking é fruto de um trabalho que temos aprimorado. Com a digitalização, desburocratização e simplificação de processos, que a Junta Comercial do estado (Jucerja) tem promovido, facilitamos a vida dos empreendedores na abertura de novas empresas”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Cássio Coelho.

O presidente da Junta Comercial, Sérgio Romay, explica que o levantamento do governo federal também leva em consideração os Microempreendedores Individuais (MEIs) abertos até novembro de 2022. “Aqui na Jucerja, contabilizamos 67.173 novas empresas de janeiro a novembro, número 4% maior do que o do mesmo período em 2021. A expectativa é de um novo recorde de aberturas de empresas no final do ano. Em 2021 chegamos a um total de 72.894, maior marca nos 214 anos de história da Junta Comercial”, destacou Romay.

Posts Recentes

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

14 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

15 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

15 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

15 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

16 horas atrás

Cariocão tem Maricá querendo fazer história e Fla de olho no tri

Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…

2 dias atrás