A ExpoRio Turismo, promovido pela Setur-RJ, termina este domingo após quatro dias de sucesso com promoções do turismo fluminense. O sábado foi agitado nas áreas de atrações com a participação do público no percurso imersivo “Tô no Rio”, nas áreas externas destinadas ao voo livre, à observação de estrelas, além da parede de escalas.
Cerca de quatro mil pessoas passaram pela ExpoRio Turismo neste sábado para celebrar o turismo das 12 regiões turísticas do estado do Rio de Janeiro. o encerramento do evento neste domingo apresenta os atrativos das vertentes de Negócios, Cultura, Gastronomia e Artesanato, além de shows musicais com grandes nomes da música brasileira. Tony Garrido foi a atração de encerramento do palco “Elza Soares”, celebrando a força do entretenimento na ExpoRio Turismo.
O secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou a potência das áreas de atração para a divulgação do estado e a importância de trazer a cultura das cidades para dentro da ExpoRio Turismo.
“As atrações têm sido um grande sucesso nesses últimos dias, sobretudo para crianças e famílias, que aproveitam o fim de semana de descanso para descobrir um pouco da cultura, gastronomia, história e atrativos turísticos das nossas 92 cidades. A área de palestras tem debatido temas de relevância para o turismo nas 12 regiões turísticas, atraindo muitos interessados. A ExpoRio Turismo é um grande passo rumo à retomada efetiva das atividades turísticas no nosso estado”, ressalta o secretário.
Uma história despertou a curiosidade de todos que passavam pelo entorno da área de experiências. A aposentada Vilma Santa Cruz, de 82 anos, foi passear com as filhas e netas na ExpoRio Turismo e deparou-se com a área de voo livre, logo na entrada. Vilma se emocionou ao descobrir a possibilidade de fazer a simulação de um voo de asa delta no local, realizando um dos maiores sonhos da sua vida.
“Eu amo asa delta, porém devido a minha pressão, não fui autorizada pelo médico a fazer o voo real. A equipe foi muito atenciosa comigo e lá no alto a gente tem uma sensação maravilhosa. Me senti como se fosse um passarinho, voando livre com uma sensação muito libertadora”, contou a aposentada, ainda emocionada ao receber os aplausos no fim do voo.
Entre as atrações que chamam atenção para o turismo regional está o dinossauro gigante, réplica que pertence ao Parque dos Dinossauros, que será inaugurado em breve em Miguel Pereira, no Sul Fluminense. Além desta atração que enche os olhos da criançada, o Observatório de Estrelas de Santa Maria Madalena, o muro de escalada de Cachoeiras de Macacu e o espaço Sesc Kids também conquistaram os pequenos.
No auditório Fecomércio/Sesc/Senac as atividades começaram mais cedo, já que o evento teve abertura dos portões, às 14h. Os painéis “Inovação em Produtos Turísticos”; “Férias Imperdíveis – Um Relato de Experiência de Pessoas com deficiência”; “Turismo e a Nova Era do Atendimento”, e “Artesanato – um Elo importante da Cadeia Produtiva do Turismo (Sebrae)” foram os destaques da tarde.
À noite, foi a vez dos temas “A indústria do entretenimento em tempos de pós-pandemia: a força do Carnaval”. O painel contou com a presença do presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio, Jorge Perlingeiro e mediação do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida. A mesa de debates “Contemporaneidades e novas demandas do Turismo: casamento, LGBTQI+, Pet Friendly e Inovação”, encerrou a programação de palestras e capacitações do dia.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…