O volume é 60% maior que o negociado na edição anterior e supera os 20 milhões inicialmente projetados. (Foto: Divulgação)
A Expo Café Varre-Sai 2025, realizada no último fim de semana de junho, movimentou R$23 milhões em negócios e consolidou-se como um dos principais eventos do agronegócio do Estado. O volume negociado representa um crescimento de 60% em relação à edição anterior e ultrapassa os R$20 milhões inicialmente projetados pelos organizadores.
O bom desempenho foi impulsionado pela comercialização de maquinários agrícolas, automóveis, ferramentas, adubos, fertilizantes, sistemas de energia solar e até drones voltados para a lavoura. “Estamos muito felizes com o resultado. São negócios que refletem o interesse dos produtores em investir. Ano que vem seremos ainda maiores porque o Alto Noroeste está em franca ascensão, especialmente na produção de cafés de alta qualidade”, afirmou José Ferreira Pinto, presidente da Coopercanol, organizadora do evento.
Durante a feira, o Sebrae Rio montou 14 estandes para produtores de cafés especiais apresentarem seus produtos. Um dos destaques foi o produtor Fernando Pelegrini, premiado duas vezes na Expo: ficou em segundo lugar na categoria de torra e conquistou o primeiro lugar na avaliação dos cup tasters — provadores oficiais de café. Seu produto obteve 85 pontos na escala oficial, que classifica como especiais os cafés com pontuação acima de 80.
Desde 2014, o Sebrae Rio atua junto aos cafeicultores do Alto Noroeste Fluminense com foco em qualidade, em parceria com a Emater, Senar, sindicatos rurais e secretarias de Agricultura locais. Hoje, mais de 40 famílias seguem o método do projeto, produzindo grãos de alta qualidade, vendidos em mais de 30 marcas regionais.
Para o analista do Sebrae Rio, José Maurício Apolônio, a proposta é incentivar os produtores a destinarem áreas específicas da lavoura para o cultivo diferenciado. “Separando apenas os grãos maduros já se consegue um produto 30% mais valorizado. Se o processo for completo, com fermentação correta, esse café pode ser vendido por até três vezes mais que o tradicional”, explica.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Justiça Federal do Distrito Federal decidiu que o município de Volta Redonda, no Sul…
No próximo sábado (18), das 9h às 18h, a Fundação Casa de Rui Barbosa, em…
A ABAV Expo 2025, apresentada por SESC RJ e Senac RJ, encerrou mais uma edição…
Por Juedir Teixeira* Em uma era em que a globalização e o avanço tecnológico moldam…
O Encontro Nacional de Prefeitos 2025, promovido pela União Brasileira de Apoio aos Municípios (UBAM),…
O Instituto Coalizão promoverá, no próximo dia 15 de dezembro, o Baile do Empresário, um…