“Entre Encontros, Escritas e Esquinas: O Poder das Ruas na Literatura” é o tema da 32ª edição do Festival Paixão de Ler. O evento começa nesta quinta-feira (07) e segue até o domingo (10) na capital fluminense.
A maratona literária ocupa 11 bibliotecas e cinco museus. A programação acontece de Campo Grande a Copacabana, da Maré a Gávea, passando pela Tijuca, Irajá, Santa Cruz e Centro, entre outros territórios.
O festival foca no fomento à leitura e na formação e fidelização de leitores. A realização acontece cinco meses antes de a cidade ser oficialmente a Capital Mundial do Livro 2025. O título foi concedido pela Unesco.
A primeira edição aconteceu em 1992. O evento é inspirado no projeto francês “La Fureur de Lire” e atua com foco no incentivo à leitura. A iniciativa oferece atividades diversas, como oficinas, contação de histórias, lançamento de livros e debates com autores, além de shows e performances. Manifestações urbanas também estão presentes.
Já a gerente de Livro e Leitura do município, Aladia Araújo, explica que, nesta edição, o conceito de literatura foi amplificado. “Para além dos livros, vamos abarcar manifestações urbanas que traduzem a identidade e a alma do carioca: o samba, o slam, o rap, a comunicação do sagrado, a poesia dos muros, paredes e praças e a linguagem das ruas.”
A abertura oficial do Paixão de Ler 2024 acontece nesta quinta-feira (7), às 17h, na Arena Carioca Dicró, na Penha. A mesa inaugural do evento – “Ruas literárias: versos, vibes e vozes urbanas” – terá a participação de MC Martina, do escritor Pedro Machado, da jornalista Michelle Miranda, autora do livro “Funk Delas – A História Contada pelas Mulheres”, e do autor Jessé Andarilho. Ele estreou na cena literária com o livro “Fiel” e mantém uma biblioteca popular, na Comunidade Antares, em Santa Cruz.
A mediação será da jornalista Suellen Martins. Em seguida, acontece uma apresentação do grupo Slam na Laje.
O Rio de Janeiro é a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título de Capital Mundial do Livro. A cidade maravilhosa sucede Estrasburgo, na França, e vai comandar uma ampla agenda de atividades.
O objetivo é promover o acesso universal à leitura e à literatura. A agenda alusiva ao título acontece de 23 de abril de 2025 a 23 de abril de 2026.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…