Reunião foi na sede da Firjan Noroeste Fluminense
A unidade Noroeste Fluminense da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) recebeu, no início da semana, o comandante do Corpo de Bombeiros de Itaperuna, o tenente-coronel Rodrigo Lestayo, para debater aspectos do licenciamento para atividades empresariais da região. O Conselho Empresarial da federação levou demandas das pedreiras da região, que se queixam da burocracia para operarem.
Segundo os empresários, embora a atividade tenha operações a céu aberto, o setor tem enfrentado uma série de exigências. Marco Antônio Pinheiro de Souza, presidente do Sindicato de Extração e Aparelhamento de Gnaisses no Noroeste (Sindgnaisses), algumas prefeituras têm exigido laudos dos Bombeiros para emitir alvarás de licença para a extração em pedreiras. Ele ressaltou que essa exigência aumenta a burocracia e os custos das empresas da região, prejudicando sua competitividade.
De acordo com o comandante dos Bombeiros, há um convênio entre o Governo do Estado e associações comerciais que facilita a emissão de licenças para determinados tipos de empresas, inclusive de forma online. Ele sugeriu a inclusão das pedreiras no escopo deste convênio e se colocou à disposição para auxiliar os empresários na obtenção dos laudos necessários para seus empreendimentos.
O presidente da Firjan Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann, comemorou o resultado da reunião. “A Firjan também se coloca à disposição dos empresários e da corporação para buscarmos uma solução que diminua a burocracia e aumente a competitividade dos empresários da região”, disse.
A segunda edição do Festival Eita! Arraiá acontece neste fim de semana, de 11 a…
A neurocirurgiã pediátrica doutora Camila Miguez de O. Ahmed participou, na manhã desta sexta-feira (11),…
Por Nelson Lopes Vem de Brasília, as pressões para que o governador Cláudio Castro, o…
No episódio 39 do PodCreci, o podcast do Creci-RJ, o tema abordado foi “Incorporação imobiliária…
A Expo Café Varre-Sai 2025, realizada no último fim de semana de junho, movimentou R$23…
Um desfile de moda realizado nesta quarta-feira (9), na unidade ETE Olavo Bilac da Faetec,…