O Conselho Empresarial de Agronegócios, Alimentos e Bebidas da Firjan – Federação das Indústrias do Estado (Firjan) – projeta que o ano de 2024 será bom para o setor. O presidente do conselho da entidade, Antonio Carlos C. Cordeiro, aponta que o ano que vem deveria ser um ano mais difícil do que foi em 2023, mas existe a possibilidade de um bom período, caso a reforma tributária seja aprovada na Câmara dos Deputados.
Além de apresentar as projeções para 2024, a reunião do conselho, realizado no último dia 6, teve o objetivo de celebrar o ano considerado positivo de atuação do colegiado junto às esferas governamentais executivas e legislativas.
Alguns temas discutidos ao longo do ano foram a reforma tributária, cenários econômicos, levantamento de demandas e ações individuais e coletivas para as agroindústrias e indústrias de alimentos e bebidas do estado, crédito agrícola e agroindustrial e o Complexo Pesqueiro do Rio de Janeiro.
Foram debatidas ainda a aproximação com o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), parceria da Firjan com o Mercado Livre e realização de eventos como a Feira Sou do Rio e o Fórum da Indústria da Alimentação Saudável.
No período, o conselho teve participações institucionais em outros eventos, entre elas a assinatura do termo de cooperação entre Firjan e Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), bem como nos grupos de trabalho de Pesca e Agricultura da Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar e no do Selo Arte do Fórum Permanente da Assembleia Legislativa (Alerj).
Também teve participação institucional no Conselho Nacional de Agronegócio, no Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável, no Programa de Inovação Tecnológica para o Agronegócio no Rio de Janeiro e na Comissão Estadual de Desenvolvimento de Economia do Mar.
Para o ano que vem, a agenda do conselho prevê a manutenção do estreitamento das relações com as secretarias estaduais e com a Alerj, maior aproximação com o Fórum Estadual de Reitores para planejamento de ações conjuntas, participação nas câmaras, comitês, fóruns e outras assembleias de discussão sobre o agronegócio e as indústrias de alimentos e bebidas, atuação em defesas de interesses nas esferas executiva e legislativa relacionadas ao setor, retomada da execução da segunda fase do diagnóstico do agronegócio fluminense, além de atualização de demandas e levantamento de assuntos de pauta com os conselheiros.
Participaram do encontro os subsecretários estaduais Marina Esteves, da Secretaria de Desenvolvimento; Felipe Brasil, de Agricultura; e Felipe Peixoto, de Energia e Economia do Mar, assim como gestores das entidades vinculadas à agricultura e assessores de alguns deputados estaduais, que contribuíram para os pleitos defendidos pelo Conselho. Os subsecretários ratificaram, em suas falas, o compromisso com as iniciativas e políticas para o desenvolvimento do estado e o apoio aos trabalhos da Firjan e seus conselhos.
À reunião do Conselho, que congrega empresários do setor de agronegócios, alimentos e bebidas do estado do Rio e outras instituições parceiras, também compareceram Márcio Fortes, assessor de Relações Institucionais da Firjan; Rodolfo Tavares, presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj); Sílvia Lantimant, coordenadora da Câmara de Alimentos do Conselho do Agronegócio da Firjan, além de técnicos e empresários do setor.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…