Sul Fluminense

Firjan Sul Fluminense visita indústrias e anuncia ações para o mercado de trabalho

No último dia 16, o Conselho Firjan Sul Fluminense levou um grupo de empresários para visitar duas importantes indústrias do município de Valença: a Pion G Plus, especializada em artigos hospitalares descartáveis, e a Indústria Plástica Valença, referência na produção de embalagens plásticas flexíveis. A iniciativa faz parte de uma agenda estratégica voltada ao fortalecimento da indústria e do mercado de trabalho regional.

Durante a reunião que se seguiu às visitas, Henrique Nora Júnior, presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente da Firjan, apresentou novas medidas para enfrentar o desafio da empregabilidade no Sul Fluminense. Entre elas, uma plataforma digital para agilizar o contato entre empresas e profissionais, além de ações em parceria com a Firjan SENAI voltadas à qualificação técnica com foco nas necessidades reais da indústria local.

“Estamos desenvolvendo soluções práticas para aproximar a oferta e a demanda de mão de obra qualificada”, afirmou Nora Júnior. Ele também ressaltou o esforço da entidade em atrair jovens para o setor industrial.

Visita da Firjan Sul Fluminense às linhas de produção da Pion G Plus

A visita começou pela Pion G Plus, empresa familiar com 28 anos de história, que iniciou suas atividades com apenas três máquinas de costura e hoje conta com um parque industrial de 12.000 m², empregando 330 colaboradores diretos e 200 indiretos. Solange Carvalho, proprietária da empresa, relembrou os desafios enfrentados no início do negócio, especialmente a resistência do mercado aos produtos descartáveis.

A empresária também destacou o papel estratégico da Pion G Plus durante a pandemia de Covid-19, quando a produção foi ampliada em parceria com a Firjan SENAI para atender à alta demanda. Durante o encontro, anunciou a abertura da nova unidade Pion G Nordeste, na cidade de Alagoinhas (BA), ampliando a presença da marca no país.

Já a Indústria Plástica Valença, fundada em 2010, abriga um moderno parque fabril de 25.000 m² e emprega 295 pessoas. Davi Nogueira, diretor industrial, afirmou que as reuniões do Conselho Firjan motivaram mudanças significativas na empresa, como o aumento da presença feminina no chão de fábrica, que cresceu 15% após ajustes nos processos de contratação.

A fábrica, que fornece produtos para o mercado nacional e internacional, é responsável por uma parcela expressiva dos 19% que a indústria representa no PIB de Valença. Ela também se destaca por soluções técnicas aplicadas ao agronegócio, com produção de filmes plásticos em até cinco camadas.

As visitas e os anúncios feitos pela Firjan reforçam o papel do setor industrial como vetor de desenvolvimento para a região, em um contexto em que apenas 21% da população economicamente ativa do Sul Fluminense está ocupada — índice bem abaixo da média nacional, de 57%.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Naves do Conhecimento oferecem 4.788 vagas gratuitas em dezembro

As Naves do Conhecimento iniciam dezembro com uma nova programação de cursos e oficinas gratuitas.…

4 minutos atrás

Seminário Internacional da Pesca Artesanal em Campos

Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, receberá…

35 minutos atrás

Workshop discute transição energética entre Brasil e Angola

A Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (ABEAMA) e o Consulado de Angola…

15 horas atrás

O futebol é delas

*Por Guilherme Schleder Fala, galera! A Copa do Mundo feminina de futebol só começa em…

17 horas atrás

Saúde mental de jovens é tema de debate na Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por meio da Frente Parlamentar…

20 horas atrás

Búzios inaugura espaço seguro para prática recreativa com pipas

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Administração, em parceria com a Secretaria…

20 horas atrás