Afastado das competições profissionais, Cardoso Moreira Futebol Clube celebra 87 anos

Em 2008, uma equipe ainda desconhecida de grande parte dos amantes do futebol surpreendeu ao chegar à elite do Campeonato Carioca. Era o Cardoso Moreira Futebol Clube, fundado em 19 de março de 1935. A campanha daquele ano não foi boa e o time acabou na última colocação, rebaixado para a divisão de acesso. Hoje, 14 anos depois, o clube celebra seus 87 anos afastado das competições profissionais. Mas a bola rola ainda rola nas competições amadoras regionais.

Nos primeiros anos de sua história o clube mandava seus jogos em um campo onde hoje fica a praça central da cidade de Cardoso Moreira, no Norte Fluminense. Durante grande parte de sua vida esportiva disputou competições amadoras, com alguns esforços em disputar um ou outro Campeonato Carioca Profissional.

Até que em 1994 veio o primeiro título profissional. A equipe conquistou a Série C de 1994, mas acabou enfrentando um desafio comum às equipes de menor investimento, principalmente as do interior do estado: Como captar investimentos e recursos para manter a equipe para disputar os campeonatos? O Cardoso Moreira não encontrou esta receita e teve que abandonar a competição profissional, mesmo com o acesso garantido.

A glória do Cardoso Moreira Futebol Clube

Mais de dez anos depois veio a nova glória e desta vez o destino reservaria boas surpresas. Em 2005, o time voltou às competições profissionais e no ano seguinte iniciou uma ascensão meteórica. Após ser campeão da Série C em 2006, ficou em quarto lugar na Série B de 2007, garantindo o acesso. O Cardoso Moreira Futebol Clube estava na elite do futebol carioca em 2008.

Com direito a gol marcado contra o Flamengo no Maracanã, apesar da derrota por 4 a 1, o Cardoso Moreira Futebol Clube bem que tentou, mas não conseguiu se segurar na primeira divisão. Na última colocação da classificação geral, a equipe foi rebaixada para a segunda divisão. E lá ficou por mais um ano, antes de mais uma vez se licenciar das competições em 2010.

De lá para cá foram algumas tentativas de disputar a Série C do Carioca, sem sucesso de acesso em nenhuma delas. Desde 2018 não disputa o torneio da Ferj. Mas paralelamente a isso o clube abriu os olhos para competições regionais. Após ser campeão da Copa Noroeste sub-20 em 2019, a equipe disputa atualmente esta mesma competição na modalidade profissional, organizada pela Associação Esportiva Noroeste.

No grupo C junto com Porciúncula Esporte Clube, Atletico Noroeste e União São Vicente, o Cardoso Moreira estreia neste domingo, às 15h30, em seu estádio, o Ferreirão. O regulamento da competição prevê classificação de dois times por grupo. Será que um título na competição regional anima o Cardoso Moreira a disputar a Série C do Campeonato Carioca de 2023?

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

13 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

13 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

14 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

15 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

15 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

16 horas atrás