Categorias: Economia

Governador anuncia criação de Plano Estadual de Reindustrialização para gerar emprego e renda

O governador Cláudio Castro foi o palestrante convidado para o encontro de empresários do Lide, o Grupo de Líderes Empresariais, realizado na última quinta-feira (9/2), em Copacabana. Durante o evento, o governador apresentou as ações de sua gestão que devolveram credibilidade ao Estado e possibilitaram a retomada da economia fluminense. Além disso, anunciou que trabalha em um Plano Estadual de Reindustrialização, para gerar emprego e renda. 

De acordo com Castro, a recuperação do Rio de Janeiro está focada em três pilares: o resgate da credibilidade, a gestão com investimentos e o foco no crescimento. O governador destacou, entre outras ações, a concessão do saneamento, que possibilitou a criação do PactoRJ, maior programa de investimentos da história fluminense, uma injeção de R$ 17 bilhões em ações e projetos.  

“O Rio de Janeiro passou por crises que estamos superando. Renegociamos dívidas, colocamos as contas em dia, regularizamos a folha de pagamento dos servidores e devolvemos ao Estado a capacidade de negociar. Melhoramos o ambiente de negócios e estamos trabalhando por um estado verde, que promove a sustentabilidade. O orçamento deste ano, por exemplo, está todo ligado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU”, ressaltou o governador. 

O governador anunciou ainda que o estado caminha para ser o maior polo logístico do país, com os novos portos de Maricá e o porto seco de Angra dos Reis, que vai permitir o escoamento da produção de café de Minas Gerais. 

“Também estamos concluindo a Ponte da Integração, que vai facilitar o acesso ao Porto do Açu. Estamos investindo na recuperação de estradas, melhorando também o transporte da produção do nosso estado”, completou Cláudio Castro.

Governador ressalta o potencial do Estado como gerador de energia

Outra aposta do governador é potencializar a vocação do Rio de Janeiro como Estado da Energia, já que o território fluminense é responsável por 83% da produção nacional de petróleo e 68% da produção de gás natural. A ideia é tornar o Rio um grande polo gerador de energia e uma referência na transição energética do Brasil para uma matriz mais limpa.

“Também estamos investindo em ações e projetos estratégicos que dependem da parceria com o Governo Federal, como a nova subida da Serra de Petrópolis, a construção da Transbaixada, a implantação da rota 4B e a conclusão da EF-118, a ferrovia que liga o Porto do Açu, no Norte do Estado, à cidade de Anchieta, no Espírito Santo. Estamos ainda dialogando para solucionar os impasses das concessões dos aeroportos Internacional Tom Jobim – Galeão e Santos Dumont, que já vem apresentando melhoras”, destacou Cláudio Castro.

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

2 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

9 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

10 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

10 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

1 dia atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

1 dia atrás