Categorias: CapitalTurismo

Governo Federal deseja manter Galeão com grupo concessionário atual

O governo federal e a concessionária RIOGaleão vão buscar uma forma de manter operação do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Zona Norte da capital fluminense, com o grupo privado. O assunto foi pauta de uma reunião convocada pelo prefeito Eduardo Paes com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, no último fim de semana para discutir o futuro dos aeroportos Galeão e Santos Dumont.

De acordo com França, a concessionária, que tem como principal sócio o Grupo Changi, demonstrou “a vontade de continuar” com a operação. Em fevereiro do ano passado, o grupo pediu para devolver a concessão do terminal, o que obrigaria o governo federal a abrir uma nova licitação.

“Ninguém quer perder a oportunidade de colocar a sua própria marca numa cidade como Rio de Janeiro, e a empresa gostaria de permanecer. Em função de diversas situações criadas no governo passado, eles foram induzidos a fazer uma renúncia desse contrato”, disse França.

Maior operadora de aeroportos do mundo no Galeão

O prefeito do Rio Eduardo Paes destacou a importância de manter a relação com a concessionária, considerada a maior operadora de aeroportos do mundo. “Viemos ouvir a concessionária atual, seus argumentos, e ver se ainda é possível a reversão da devolução do Galeão, já que o governo anterior tinha um desejo obsessivo e irresponsável de enxotar do Brasil a maior operadora de aeroportos do mundo. E nós acreditamos que sim, ainda há tempo”, destacou Paes.

O encontro contou com a presença da ministra de Turismo, Daniela Carneiro, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, além de representantes do Estado do Rio, como o secretário de estado da Casa Civil, Nicola Miccione, e de Transportes, Washington Reis.

“O lema do governo federal é União e Reconstrução e é isso o que estamos fazendo aqui. E o que a gente precisa é fortalecer o protagonismo do turismo e do Galeão e me coloco à disposição para essa ação. Porque quando falamos de turismo, a gente fala de geração de empregos e precisamos de infraestrutura para acolher os turistas”, afirmou Daniela.

Operação no Carnaval está garantida

Durante o encontro, as autoridades demonstraram preocupação com a operação do aeroporto durante o Carnaval, período em que o Rio de Janeiro calcula uma circulação de 5 milhões de foliões na cidade. O presidente da RIOgaleão, Alexandre Monteiro, garantiu que não existe a possibilidade de a operação sofrer um colapso, principalmente, porque a concessionária vai cumprir com todas as suas obrigações.

Também participaram do encontro o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, o deputado federal Pedro Paulo, o deputado federal Alessandro Molon, o deputado federal eleito Eduardo Bandeira de Mello, o subsecretário estadual de Turismo, Nilo Félix, e o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

11 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

11 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

11 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

13 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

13 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

13 horas atrás