Guarda Municipal de Maricá festeja 20 anos de criação

A Guarda Municipal de Maricá, vinculada à Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (SEOP), completou 20 anos de criação no último sábado (10). A instituição atua diariamente em todos os quatro distritos da cidade com ações de patrulhamento proporcionando mais sensação de segurança à população da cidade do Leste Fluminense.

A lei que criou a Guarda Municipal de Maricá foi publicada no dia 10 de dezembro de 2002, data em que 48 profissionais foram aprovados no primeiro concurso público com o desafio de compor a primeira turma da GM. O secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Júlio César Veras, destacou o crescimento da instituição e os serviços prestados.

“A instituição vem crescendo e prestando um serviço de qualidade e relevância aos munícipes ao longo desses 20 anos. A Guarda Municipal de Maricá está se especializando, criando novos grupamentos que prestam auxílio essencial para a cidade. Parabenizo a todos os guardas municipais que atuam diariamente para servir a nossa população!”, destacou o secretário, que também garantiu que a GM terá uma nova sede em 2023, na região central da cidade.

Reajuste de 100% no adicional de periculosidade e instituição do RAS

Nesta semana de comemorações do aniversário da instituição, o prefeito Fabiano Horta anunciou o reajuste de 40% para 100% no adicional de periculosidade da categoria e a criação do Regime Adicional de Serviço (RAS), pago quando os servidores atuam na folga. O projeto com as medidas foi entregue na última quarta-feira (7) ao presidente do legislativo maricaense, vereador Aldair de Linda, e deve ser votada até a próxima quarta-feira (14).

A Guarda Municipal de Maricá, atualmente, conta com 391 agentes e atuam em diversas frentes de patrulhamento na cidade, como no controle urbano, na fiscalização de trânsito e na prevenção de crimes e pequenos delitos, com objetivo de dar mais segurança a moradores e turistas.

O comandante da Guarda Municipal, Ricardo Vianna, destacou a importância da instituição no dia a dia do cidadão maricaense. “Em Maricá, o cenário mostra a Guarda Municipal atuando nas ruas preventivamente, atendendo ocorrências pelo telefone emergencial 153 e apoiando outros órgãos em ocorrências de caráter social, buscando sempre a segurança e bem estar do cidadão. Sinto-me honrado em pertencer a nossa gloriosa Guarda Municipal de Maricá e parabenizo os agentes pelos 20 anos de serviços prestados”, parabenizou.

Indicadores da Guarda Municipal

No ano de 2022, até o dia 6 de dezembro, a Guarda Municipal registrou 5.499 ocorrências diversas que resultaram em 88 conduções para a delegacia. Entre os grupamentos, a Ronda Escolar realizou 2.123 visitas às unidades escolares do município, 37 palestras e 42 mediações de conflitos. Já o grupamento Especial de Defesa Ambiental atuou em 146 queimadas irregulares, 127 resgates de animais silvestres e 39 resgates após denúncias de maus tratos e animais domésticos.

Já o Grupamento Maria da Penha atuou em 175 ocorrências, entre elas 27 de violência doméstica, oito de descumprimento de medida protetiva e 41 apoios ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher; por fim, o Grupamento de Pronto Emprego realizou 140 ocorrências diversas na cidade.

Posts Recentes

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

5 minutos atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

17 minutos atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

21 horas atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

22 horas atrás

Creci-RJ intensifica fiscalização na Barra da Tijuca

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou, na última…

23 horas atrás

Prefeito de Teresópolis quer representante na Alerj

O prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos (União), vai lançar a sua esposa, a primeira-dama Cláudia…

24 horas atrás