Jovens empreendedores de todo o Brasil podem participar da maratona de inovação online e gratuita HackAçu. A terceira edição da iniciativa acontecerá entre os dias 27 e 29 deste mês.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet até quinta-feira (26). Estudantes e profissionais do mercado podem concorrer a mais de R$ 30 mil em prêmios.
A maratona de inovação é promovida pelo Porto do Açu, sediado em São João da Barra, no Norte Fluminense, e o Cais Açu Lab. Um de seus apoiadores é o Fórum Interinstitucional dos Dirigentes de Ensino Superior de Campos (Fidesc), além do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e Lider Norte Fluminense.
Presidente do Fidesc, Rosana Rodrigues, reforça o estímulo à inovação e impacto à sociedade através do evento. Ela é reitora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em Campos dos Goytacazes.
“Esse evento, além de estimular a inovação e a criatividade, promove o desenvolvimento de soluções tecnológicas que podem impactar diretamente a nossa comunidade local. O Hackaçu fortalece o ecossistema acadêmico, incentivando a troca de conhecimentos entre diferentes instituições e cursos, e, ao mesmo tempo, posiciona Campos e região como um polo de inovação e empreendedorismo”, pontua.
Segundo lugar na primeira edição do HackAçu, o projeto “Caiapé Jardins Flutuantes” ganhou destaque na maratona de inovação. A iniciativa alia o paisagismo à recuperação ambiental.
O projeto de jardins flutuantes visa recuperar ambientes aquáticos. Nele, os pesquisadores da UENF e Universidade Federal Fluminense desenvolveram um projeto empregando plantas aquáticas que atuam na retirada de contaminantes.
O objetivo do HackAçu é a promoção da inovação e desenvolvimento sustentável do Norte Fluminense. Além disso, ele une mentes criativas e inovadoras para contribuir para o desenvolvimento da região.
O vice-presidente do Fidesc, Rodrigo Lira, explica que o evento será on-line e terá a duração de três dias. Os participantes serão reunidos numa plataforma e receberão mentorias para o desenvolvimento das ideias. As melhores propostas vão receber premiações.
“Trata-se de uma oportunidade de entender como a inovação pode contribuir para o desenvolvimento regional, dar solução para empresas, instituições e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou.
Este ano, os participantes da maratona terão a missão de criar três soluções inovadoras (denominadas ‘Desafios’) voltadas ao turismo ecológico; fortalecimento da educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM); e melhoria da mobilidade urbana.
As equipes vão receber mentorias, conteúdos de gestão de projetos e acesso a ferramentas consideradas essenciais para o desenvolvimento de suas ideias.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…