Categorias: Economia

Firjan celebra 195 anos de trabalho em defesa da indústria fluminense e nacional

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) celebra nesta quarta-feira, 19 de outubro, 195 anos de trabalho pelo desenvolvimento industrial do Rio de Janeiro e do Brasil. A primeira representação industrial do país permanece relevante em função dos grandes feitos das micro, pequenas, médias e grandes empresas nos mais diversos segmentos.

À frente desses negócios, estão os empresários, que, ao longo de quase dois séculos, transformaram o estado do Rio e o país com seus ideais, conforme destaca Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan. “Quero cumprimentar os colaboradores e os empresários associados à nossa casa. São quase 200 anos com uma reputação reconhecida, sempre defendendo os interesses dos industriais do Rio de Janeiro. Isso se faz com perseverança, muito trabalho e com seriedade”, ressalta.

A atualização constante da instituição é outro aspecto, também pontuado por Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da Federação. “195 anos já expressam toda a importância de uma representação empresarial. Em 1827, foi criada a Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (Sain), que se transformou em Firjan. Ao longo de quase dois séculos, nos consolidamos em prol da indústria do Rio e do Brasil. As tecnologias foram avançando até a era digital, e a Firjan vem dando suporte a essa evolução das indústrias e da sociedade”, complementa.

Entre os feitos na atualidade, a Firjan destaca: a Casa Firjan, inaugurada em 2018 como um local de reflexão e aprendizagem envolvendo a adaptação à nova economia pelos industriais; o Projeto Firjan da Pequena Empresa, de outubro de 2021, que oferece o Portal Firjan_PEQ, um Núcleo de Atendimento específico para esses empreendedores e parcerias; e a Agenda Propostas Firjan para um Brasil 4.0, de 2022, projetando o futuro do país. Mas as iniciativas são aos milhares, considerando o nascimento da instituição em 1827, ainda no Brasil Império. Em todos os marcos nacionais, a Firjan esteve presente, sempre propositiva.

“A importância da Firjan não é só para os empresários, mas para o estado. Na pandemia, evidenciou-se que uma indústria forte é questão de soberania nacional. Só há um setor forte porque a federação cuida dos interesses da indústria, luta para que possamos ter cargas tributárias menores, auxilia de todas as maneiras os gráficos e os outros segmentos”, complementa Carlos Di Giorgio, 1º diretor-secretário da federação e presidente do Sindicato da Indústria Gráfica do Município do Rio (Sigraf).

Por dentro da Firjan

Para Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense, a federação desempenha papel fundamental para o desenvolvimento organizado da indústria do estado, além de oferecer serviços, como capacitação profissional e suporte em saúde. “É de extrema importância termos as Representações Regionais para detectar as fragilidades e potencialidades de cada região e trabalhar de forma integrada pelo crescimento sustentável dos negócios. Só temos a agradecer todo o envolvimento e empenho da Firjan em todas as causas para o desenvolvimento socioeconômico e estrutural das indústrias”, pontua Márcia, que também é presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas de Nova Friburgo (Sindgraf Friburgo).

“A Firjan é formada por empresários de diversos setores. É ali que se pensa o Brasil e onde se determina a vontade dos industriais em geral sobre a política do país. A influência da federação na política nacional é muito importante. A Firjan não deve perder esse protagonismo, que a torna um centro de pensamento do país na capital fluminense”, enfatiza Carlos Fernando Gross, 1º vice-presidente da Firjan CIRJ.

Posts Recentes

Queimadas em Natividade deixam dez animais feridos

Dez animais ficaram feridos em um incêndio em uma área de pastagem em Natividade, no…

15 horas atrás

Caminhão CAIXA atende empreendedores em Itatiaia

O Caminhão CAIXA está em Itatiaia, às margens do rio Paraíba do Sul, para reforçar…

18 horas atrás

Dez alunos do Senac RJ disputarão competição nacional

Dez estudantes do Senac RJ foram selecionados para representar o Estado na próxima edição das…

18 horas atrás

Game coloca jogador como jovem empreendedor em favela carioca

Um dos jogos eletrônicos mais populares do mundo acaba de ganhar uma adaptação com identidade…

18 horas atrás

Espetáculo circense coloca cultura cigana em cena no interior do Rio

O espetáculo “Optchá!” chega ao interior do Rio de Janeiro com a proposta de unir…

18 horas atrás

Deputado quer passagem grátis para jovens atletas

O deputado Brazão (União) apresentou esta semana, na Alerj, o projeto de lei que cria o Programa Passe Livre para Atletas…

19 horas atrás