Capital

Inea homenageia Firjan em celebração de aniversário

A cerimônia de comemoração dos 15 anos de criação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) foi uma das organizações homenageadas por se destacarem ou participarem de forma ativa em ações e iniciativas na área ambiental.

Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan, representou a federação no evento realizado no Museu do Amanhã na quinta-feira (11). Ele contou que, desde a implantação do Inea, a entidade acreditou no trabalho do instituto estadual, sediado na capital fluminense.

“A Firjan tinha certeza de que o Rio estava no caminho certo ao criar o instituto, um órgão ambiental forte, unificado, bem estruturado e que se tornaria uma referência nacional, o que de fato aconteceu”.

Inea foi criado após fusão

Criado a partir da união de três órgãos: Fundação Estadual de Engenharia do Ambiente (Feema), Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Inea vem trabalhando em prol da conservação do ambiente e do desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, o instituto foi criado com o objetivo de fortalecer a área ambiental do governo fluminense.

“Temos muitos desafios, mas já pudemos testemunhar avanços significativos nesse período: os recursos naturais estão mais conservados, as áreas verdes aumentaram, os recursos hídricos estão melhorando e o licenciamento ambiental se modernizou, diminuindo a burocracia. Em todo esse tempo, a Firjan esteve junto com o Inea, desde a sua criação até hoje, entregando propostas de melhoria e contribuindo com a política pública ambiental do estado”, destacou Isaac Plachta.

Além da Firjan, a Porto do Açu e a Ternium, duas empresas que integram o Conselho de Meio Ambiente da federação, também foram homenageadas pelo Inea.

Thiago Pampolha, governador em exercício e secretário estadual de Meio Ambiente, esteve na cerimônia e foi um dos que entregaram os certificados e troféus ecológicos aos homenageados.

Balanço

O presidente do Inea, Philipe Campello, agradeceu o trabalho dos servidores, muitos também homenageados na cerimônia, e fez um balanço da atuação do instituto nesses anos.

“Para as empresas, um destaque é o licenciamento ambiental e a fiscalização mais ágeis, com mais de 58 mil instrumentos de licenciamentos e mais de 50 mil vistorias realizados. O portal de licenciamento teve 127 mil acessos desde 2019. Na área de conservação de biodiversidade, temos 14 unidades, 112 reservas particulares de patrimônio natural e ampliamos para 65.721 hectares as áreas protegidas”, disse ele.

Campello citou ainda a produção de 1,2 milhão de mudas, o funcionamento de 166 estações de monitoramento de ar, dois radares meteorológicos, além de monitoramento de rios, lagos e praias. Outra ação é a recuperação ambiental e a prevenção de acidentes. Buscar a meta de aumentar a cobertura florestal no estado e outras ligadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU fazem parte do futuro do Inea, segundo o dirigente do Inea.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

17 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

18 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

18 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

20 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

20 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

20 horas atrás