A cerimônia de comemoração dos 15 anos de criação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) foi uma das organizações homenageadas por se destacarem ou participarem de forma ativa em ações e iniciativas na área ambiental.
Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan, representou a federação no evento realizado no Museu do Amanhã na quinta-feira (11). Ele contou que, desde a implantação do Inea, a entidade acreditou no trabalho do instituto estadual, sediado na capital fluminense.
“A Firjan tinha certeza de que o Rio estava no caminho certo ao criar o instituto, um órgão ambiental forte, unificado, bem estruturado e que se tornaria uma referência nacional, o que de fato aconteceu”.
Criado a partir da união de três órgãos: Fundação Estadual de Engenharia do Ambiente (Feema), Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Inea vem trabalhando em prol da conservação do ambiente e do desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, o instituto foi criado com o objetivo de fortalecer a área ambiental do governo fluminense.
“Temos muitos desafios, mas já pudemos testemunhar avanços significativos nesse período: os recursos naturais estão mais conservados, as áreas verdes aumentaram, os recursos hídricos estão melhorando e o licenciamento ambiental se modernizou, diminuindo a burocracia. Em todo esse tempo, a Firjan esteve junto com o Inea, desde a sua criação até hoje, entregando propostas de melhoria e contribuindo com a política pública ambiental do estado”, destacou Isaac Plachta.
Além da Firjan, a Porto do Açu e a Ternium, duas empresas que integram o Conselho de Meio Ambiente da federação, também foram homenageadas pelo Inea.
Thiago Pampolha, governador em exercício e secretário estadual de Meio Ambiente, esteve na cerimônia e foi um dos que entregaram os certificados e troféus ecológicos aos homenageados.
O presidente do Inea, Philipe Campello, agradeceu o trabalho dos servidores, muitos também homenageados na cerimônia, e fez um balanço da atuação do instituto nesses anos.
“Para as empresas, um destaque é o licenciamento ambiental e a fiscalização mais ágeis, com mais de 58 mil instrumentos de licenciamentos e mais de 50 mil vistorias realizados. O portal de licenciamento teve 127 mil acessos desde 2019. Na área de conservação de biodiversidade, temos 14 unidades, 112 reservas particulares de patrimônio natural e ampliamos para 65.721 hectares as áreas protegidas”, disse ele.
Campello citou ainda a produção de 1,2 milhão de mudas, o funcionamento de 166 estações de monitoramento de ar, dois radares meteorológicos, além de monitoramento de rios, lagos e praias. Outra ação é a recuperação ambiental e a prevenção de acidentes. Buscar a meta de aumentar a cobertura florestal no estado e outras ligadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU fazem parte do futuro do Inea, segundo o dirigente do Inea.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…